Dilma cresce no Nordeste

foto

Aline Lins

Em franca campanha eleitoral rumo à reeleição em 2014, a tendência de crescimento na avaliação de governo da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), revelada pela pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), não surpreende, ante os vários e frequentes ‘pacotes’ e desonerações de tributos anunciados pela presidente. O que é de causar relativa surpresa é o crescimento da petista no Nordeste, haja vista que a seca não vem recebendo a devida atenção do governo federal – e aqui não estamos falando de assistencialismo, mas de políticas efetivas de combate e convivência com a seca. Mesmo assim, a aprovação da presidente no Nordeste passou de 80% em dezembro para 85% na pesquisa atual. Nas outras regiões, esse percentual ficou em 77%.

Mais um veto de Dilma

A presidente da República, Dilma Rousseff, vetou a vinda da secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, à Paraíba, onde ela participaria de Encontro do Ministério Público. A proibição é até que seja concluída a elaboração do ‘pacote’ da presidente para o consumidor. A secretária viria discutir a criação de Procons nos municípios.

Ausência de Cartaxo

Os presidentes da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), e do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB), reúnem-se hoje com prefeitos das capitais para discutir o pacto federativo. O prefeito Luciano Cartaxo não vai. Tem outros compromissos.

Na pauta do TCE

O TCE julga hoje as prestações de contas de 2011 dos prefeitos de Nova Palmeira (José Petronilo de Araújo), São Domingos (Adeliza Soares Freire) e Bom Sucesso (Gilson Cavalcante de Oliveira), e também as contas de 2010 do ex-prefeito de Riacho dos Cavalos Sebastião Pereira Primo.

Jogo aberto

O deputado Carlos Dunga pediu ao líder do governo, Hervázio Bezerra, uma audiência com o governador Ricardo Coutinho. Disse que também vai conversar com a oposição e vai anunciar sua posição em duas semanas.

Contra a CPI

O líder do PMDB, Olímpio Oliveira, sinalizou ontem que os oposicionistas não vão aceitar integrar a CPI da Maranata. “Já li o requerimento e vou anunciar a posição da nossa bancada na sessão desta quarta-feira”. Olímpio deve questionar também a instalação da CPI.

É pra escacaviar

Tem servidor do governo do Estado que não acreditou. Depois que começaram a sair pesquisas com foco em 2014, a ordem é escacaviar tudo de irregular dos governos anteriores. O alvo não é só o ex-governador Maranhão, não.