O Hospital de Trauma de Campina Grande registrou, no final da manhã desta quarta-feira (31), a nona doação de múltiplos órgãos da unidade em 2022. O doador foi um jovem de 16 anos, vítima de um traumatismo craniano provocado por um acidente de moto. Ele deu entrada no hospital na noite da última quinta-feira (25) já em estado grave. A morte encefálica foi confirmada após a adoção do protocolo estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina.
O protocolo consiste em três exames, sendo dois clínicos, realizados por médicos distintos, e o terceiro é o exame de ultrassonografia por doppler, realizado por um neuroclínico.
Foram doados o coração, para um homem de Pernambuco de 45 anos, o fígado, que vai para um paraibano de 57 anos, os dois rins, que foram compatíveis com dois paulistas, de 50 e 51 anos, e as córneas, que antes do transplante são levadas para análise no Banco de Olhos da Paraíba.
A família doadora foi homenageada pelos profissionais do hospital com o cortejo da vida, que é um corredor humano formado no momento em que o paciente é levado para o centro cirúrgico. Em forma de gratidão, a equipe da Central de Transplantes também entregou uma carta de agradecimento e uma muda de cacto, simbolizando a continuidade da vida.
Atualmente na Paraíba existe um total de 457 pessoas aguardando pelo transplante de órgãos ou tecidos, e já foram realizados este ano 209 transplantes.
“Cada doação de órgãos registrada pela Central Estadual de Transplantes é muito importante, porque sabemos que o gesto, autorizado pela família, vai promover vida nova para tantas outras pessoas. Nosso trabalho envolve muita dedicação da equipe e temos enorme gratidão às famílias doadoras pelo ato tão nobre de amor ao próximo,” enfatiza a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba