O dia do psicólogo é comemorado oficialmente em 27 de agosto no Brasil, pois foi neste dia que, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei 4119, que dispõe sobre a profissão e o curso de psicologia. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece uma estrutura de atendimento especializado em psicologia, prestando um cuidado integral em saúde mental.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é direcionada ao cuidado em saúde mental e compreende ações e serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, que buscam substituir os hospitais psiquiátricos. Esses serviços são constituídos por equipe multiprofissional, que atende e acompanha pessoas em sofrimento e/ou com transtornos mentais, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Na RAPS são ofertadas estratégias de cuidado de promoção, prevenção, reabilitação psicossocial e redução de danos em todos os níveis de atenção.
Atendimento – De acordo com a Área Técnica de Saúde Mental da SMS-JP, o serviço de psicologia da Rede Municipal de Saúde é disponibilizado na Atenção Básica, com atendimento das 7h às 16h, nas unidades de saúde da família. O atendimento especializado é mais abrangente, com a estrutura dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm) e policlínicas municipais, que atendem pacientes oriundos da Regulação Municipal.
O atendimento de urgência e emergência em psicologia é oferecido no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), que funciona 24h no Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM), assim como no Hospital Municipal do Valentina (HMV), que atende casos de urgência e emergência para crianças e adolescentes (até 17 anos incompletos) em situações de crise e/ou sofrimento mental agudo/grave.
“Atualmente, o profissional da psicologia atua em diversas áreas como na clínica, hospitalar, a organizacional, na saúde mental, no jurídico, na educação e em outras áreas afins. Neste mês de agosto, comemoramos o dia do psicólogo e não podemos deixar de reconhecer a importância desta profissão, que é de extrema importância e de grande responsabilidade pelo complexo trabalho que nós desenvolvemos. Temos na verdade que reverenciar a dedicação e o compromisso demonstrados pelos nossos profissionais da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa”, destacou o psicólogo Vimário Lacerda.
Fonte: Prefeitura de João Pessoa
Créditos: Polêmica Paraíba