O deputado federal André Janones (Avante-MG) foi ao Palácio do Planalto no início da tarde desta quinta-feira (25) e provocou um pequeno atrito com seguranças do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).
Janones publicou um vídeo dizendo que teria ido ao prédio presidencial “cobrar” Bolsonaro o “fim do auxílio emergencial”. O presidente, contudo, não cumpriu expediente no local nesta quinta.
“Pau quebrando! Fui cobrar o presidente Bolsonaro pelo fim do auxílio emergencial e para as mães solteiras e ele mandou os capangas armados pra cima de mim! Do auxílio emergencial e para as mães solteiras e ele mandou os capangas armados pra cima de mim!”, diz o parlamentar no vídeo.
Veja:
Simplesmente André Janones pic.twitter.com/oG4b9dqGVq
— Leonardo Rossatto (@nadanovonofront) August 25, 2022
Segundo o deputado, que chegou a ser pré-candidato à Presidência da República, ele teria tentado iniciar uma live no local, onde é permitida a permanência de pedestres, mas foi impedido pela equipe que protege o Palácio do Planalto.
A agenda do presidente Jair Bolsonaro nesta quinta se restringiu a uma cerimônia do Dia do Soldado, com a Imposição da Medalha do Pacificador e da Medalha Exército Brasileiro, que ocorreu na Base Administrativa do Quartel-General do Exército, em Brasília.
Após a cerimônia, o chefe do Executivo federal seguiu para o Palácio da Alvorada. Às 17h, Bolsonaro deve comparecer à posse da nova presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura.
Janones se candidatou à Presidência da República para disputar nas eleições de outubro, mas no começo de agosto decidiu abrir mão da disputa para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal rival de Bolsonaro, de acordo com as pesquisas eleitorais.
General Heleno se manifesta
O chefe do GSI, General Heleno, se manifestou no fim da tarde sobre o episódio. Ele afirma que o deputado usou palavras agressivas para atingir o presidente da República e os agentes de segurança, mas foi ignorado pela equipe.
“Quer desviar o foco de suas angústias e percalços. Lamentável. Espero que se cure, para seu próprio bem!”, escreveu o militar.
O Deputado André Janones, utilizou palavras agressivas, visando a atacar o Presidente e os agentes de segurança. Tentou tirar proveito das suas ofensas, dirigidas à guarda do Palácio, que, treinada e preparada, as ignorou.
— General Heleno (@gen_heleno) August 25, 2022
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Metrópoles