Francisco começa a surpreender

foto (2)

Arimatea Souza

Sem jeito

Na sessão especial realizada ontem na Assembleia Legislativa para debater a paralisação na UEPB, o reitor Rangel Junior reafirmou que “o orçamento que nós temos este ano não permite reajuste salarial. Sem ampliação orçamentária não há qualquer possibilidade de aumento”.

Evasivo

“É um momento que requer uma compreensão diferenciada das dificuldades”, comentou o reitor, de maneira genérica e um tanto enigmática.

“Nós estamos passando, de fato, por uma dificuldade muito grande no momento”, acrescentou de maneira ainda mais vaga.

Autônoma

O governador Ricardo Coutinho avisou ontem que “não vamos intervir” na greve da UEPB.

“O Estado trata a UEPB como um poder, igual ao Judiciário e ao Legislativo. Espero que haja um bom senso entre os trabalhadores e a reitoria para que essa greve possa ser superada”, acrescentou RC.

A volta

“Vamos continuar na luta em favor do homem do campo e do caminhoneiro, que sempre foram bandeiras de nossa caminhada política”.

Foi o que disse Carlos Dunga (PTB), após ser diplomado ontem no TRE-PB para assumir uma vaga (provavelmente hoje) na Assembleia Legislativa.

´Poeta´

Na próxima segunda-feira, o Senado promove sessão especial em homenagem à memória de Ronaldo Cunha Lima.

Haverá um pronunciamento do advogado e ex-prefeito campinense Félix Araújo Filho.

Temor

A vereadora Ivonete Ludgério (PSB), que propôs a ´CPI da Maranata´, comentou que “as pessoas que não acreditavam que a comissão seria protocolada devem estar com medo, mas não é necessário temer a CPI. Nós não vamos chegar acusando. Nós vamos investigar”.

Caneta na mão

O Comando Geral da Polícia Militar está em vias de anunciar mudanças nas chefias dos comandos regionais de policiamento (CRP).

Ampliação

Será na 6ª feira da próxima semana a inauguração do novo centro de hemodiálise do Hospital da FAP, em Campina, com mais máquinas à disposição dos pacientes e instalações bem mais confortáveis.

O condutor

O Tribunal Regional Eleitoral deu posse, ontem, ao juiz Tércio Chaves de Moura como Corregedor Regional Eleitoral.

O magistrado ficará no cargo até 14 de março do próximo ano.

Condecorado

Rômulo Gouveia recebeu a maior honraria do Estado do Piauí nas comemorações dos 190 anos da ´Batalha do Jenipapo´.

O detalhe

A citada batalha envolveu piauienses, maranhenses e cearenses num rio com o nome de Jenipapo, antes da Independência do Brasil.

Fora da competência

Como era previsível, a Câmara Municipal de Campina não poderá abrir a CPI da Energisa, aprovada através de requerimento em 2010.

A decisão da 1ª Câmara Cível do TJ-PB ratificou decisão em 1º grau do juiz Falkandre Sousa Queiroz.

Na Serra

A presidente do TJ-PB, desembargadora Fátima Bezerra fará uma visita ao Complexo Judiciário de Campina no próximo dia 21.

Melhorias

Na oportunidade, o prefeito Romero Rodrigues deverá anunciar a pavimentação e ampliação das vias de acesso ao complexo, assunto tratado esta semana nesta coluna.

Da boca de…

“… Certamente (papa Francisco) encontrará dificuldades dentro da Igreja, mas nada que não se possa resolver com o espírito de fé…” (Dom Manoel Delson, bispo de Campina Grande).

A primeira missa

“Sem a Cruz, não somos discípulos do Senhor, somos mundanos. Há que ter a coragem de caminhar na presença do Senhor, de edificar a Igreja como pedras vivas e de confessar como nossa única glória Cristo crucificado”, sublinhou Francisco, na celebração eucarística pioneira como papa.

Escancaradas

O papa Francisco já surpreendeu publicamente o ambiente romano em três oportunidades: proibiu que fosse fechada uma igreja que visitou fora da região do Vaticano, permitindo o acesso dos fieis.

“A igreja é de todos e para todos, deixe as portas abertas”, repreendeu a sua assessoria.

Locomoção

Francisco dispensou o carro oficial, destinado aos pontífices, e optou por usar um veículo simples do Vaticano.

Coletivo

O papa resolveu ir de ônibus com os demais cardeais na volta da Capela Sistina após o anúncio de sua escolha.

Alerta

“Se nós não professarmos Jesus Cristo, nos converteremos em uma ONG piedosa”, cravou o novo papa.

A bancada do PEN na Assembleia anda silenciosa…