A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através do programa Criança Feliz, realizou uma ação especial para mães e filhos atendidos pelo Programa no Município. O local escolhido para receber a ação, realizada na última sexta-feira, 12, foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro do Pedregal.
A iniciativa da coordenação do Criança Feliz atende ao agendamento solicitado pelo Ministério da Cidadania, em alusão ao “Agosto Verde”, considerado o Mês da Primeira Infância. O principal objetivo desta ação está na realização de ações voltadas para crianças de 0 aos 6 anos de idade, onde é trabalhado o estímulo, desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo da criança.
Na ocasião, ao som de músicas infantis, as visitadoras do Criança Feliz começaram a ação convidando as crianças para participar das atividades. Elas recebiam estímulo para usarem lápis de cor e fazerem seus próprios desenhos.
Roberta, 39 anos, mãe de Gabriel, de 1 ano e seis meses, é acompanhada pelo programa desde a gravidez e falou sobre o momento de descontração junto com o filho. ’É um momento das crianças interagirem, se divertirem e, dessa forma, também aprendo a lidar melhor com essa fase da infância dele”, disse a mãe.
Visitas Domiciliares
As visitas domiciliares, de acordo com Meruska Aguiar, coordenadora do Criança Feliz, trazem orientação para as mães em relação à vacinação e educação. Mas o diferencial está no foco que é dado para a importância do carinho e amor. É por meio das visitas que as mães também aprendem a importância do brincar para o fortalecimento de vínculos, essenciais no desenvolvimento do bebê.
Equipes da Secretaria de Educação (Seduc), também estiveram presentes na ação, com atividades da Brinquedoteca Itinerante, que proporcionou atividades lúdicas e musicais, fortalecendo a atividade realizada com as famílias. ’A ampliação do trabalho, incluindo a Biblioteca, para os vários serviços da Prefeitura que atendem crianças na Primeira Infância, garante o direito dela em ser feliz e aprender por meio de brincadeiras”, destacou Karla Cristina, Gerente de Educação.
Doutores do Sorriso
Também esteve presente na ação o Projeto “Doutores do Sorriso”, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com diversos públicos, inclusive crianças, trazendo a oficina de pintura facial e contação de histórias. ’A diversão é uma parte importante no desenvolvimento da criança para que ela possa desenvolver as suas habilidades’, destacou Yasmin Oliveira, integrante do projeto.
De acordo com Jailma Tavares, coordenadora do CRAS, a parceria entre as Secretarias Municipais e ações como essa também trazem benefícios para as famílias acompanhadas pelo CRAS. ’Ter um momento de descontração, onde eles possam sair da rotina, faz com que se sintam vistos e inseridos. As mães e crianças ficaram muito felizes”, lembrou a coordenadora.
Meruska Aguiar disse que a Primeira Infância é o período mais importante na vida do ser humano. ’Essa é mesmo a fase correta para promover estímulos e incentivar o fortalecimento de vínculos. Por isso que é tão importante darmos as mãos e, futuramente, estaremos colhendo os bons frutos de todo esse trabalho”, concluiu a coordenadora.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba