opinião

GALDINIANAS DA QUARTA: O PROS, os debates, o preço do voto e o fim da reeleição – Por Rui Galdino

 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Na QUARTA-FEIRA de hoje, vamos trazer as seguintes GALDINIANAS:

PROS/PB: Depois de uma intensa batalha jurídica em Brasília, o empresário paraibano André Amaral, conseguiu na noite de ontem, retomar o comando do partido no estado, validar a convenção realizada no dia 04 de agosto e permanecer como 1º suplente de senador de Efraim Filho (UB). O TSE finalmente, através do ministro Alexandre de Morais, pois um fim nessa instabilidade jurídica e também política, prevalecendo o bom senso e o que diz a Constituição Federal. Parabéns para André Amaral, que é um guerreiro em suas lutas e um verdadeiro “trator” para trabalhar.

DEBATE TV MANAÍRA: No último domingo (07/08), a BAND/TV MANAíRA, foi quem realizou o 1º debate entre os 7 candidatos a governador na Paraíba. Por mais que tenha se esforçado, a mediadora Cláudia Carvalho, não conseguiu vencer as regras atabalhoadas para o referido debate. Além disso, houve problemas técnicos durante o debate que ficou fora do ar por alguns minutos, etc. Mas foi o começo, com candidatos ainda tensos, muitas acusações e pouco conteúdo. A BAND tem condições de fazer alterações e melhora nas regras para o próximo debate.

DEBATE TV ARAPUAN: Na segunda-feira, dia 08 de agosto, foi a vez da REDE TV/TV ARAPUAN, realizar o seu debate entre os candidatos a governador(a) da Paraíba. O jornalista Luís Torres, como mediador deu um show de competência e dinamismo! As regras do debate foram mais facilitadoras e permitiu uma melhor interação entre os candidatos que estavam mais a vontade e menos tensos. Muitas acusações entre os candidatos, um pouco mais de conteúdo e projetos para o futuro da Paraíba.

QUEM VENCEU OS DEBATES? Após os dois debates, o telefone do galdinista não parou de tocar, de gente e até candidatos querendo saber a nossa opinião de quem foi melhor nos debates. Debate é como pesquisa, ou seja, geralmente, se faz o gosto do freguês. Não vou dizer hoje, quem venceu os debates, porém, já deu para notar o comportamento e o conteúdo de cada um dos candidatos ao governo do estado. Mas uma coisa é certa, o candidato João Azevêdo(PSB), por ser o atual governador, precisa sair da defensiva, ser mais convincente nas explicações e mais duro nas respostas, caso contrário, será engolido pelos adversários no decorrer da campanha.

QUEM VAI PARA O 2º TURNO? Essa é uma pergunta difícil de responder no momento, até por que ninguém tem bola de cristal, no entanto, pelo que o galdinista tem observado, a tendência na Paraíba é se repetir o quadro nacional de polarização entre bolsonaristas e lulistas. Então, aqui em nosso estado, deveremos ter um direitista e um esquerdista disputando o 2° turno, rumo ao Palácio da Redenção. Pode anotar! E quem será? Calma gente, o galdinista já tem uma visão, porém, não vai dizer agora para evitar confusão!

A CAÇA AO VOTO: minha gente, o que tem de candidato correndo essa Paraíba a fora atrás de voto, não está no gibí. Os lisos sofrem menos, mas os afortunados estão numa agonia sem fim, pois, tem gente recebendo dinheiro de vários candidatos ao mesmo tempo e prometendo voto a todos eles. Já pensou? Candidatos e eleitores não se entendem mais e não confiam mais um no outro. Pense num moído! Infelizmente, a compra de votos continua e não tem nada que impeça, repito: NADA! Na verdade, a política se tornou um grande negócio, ou seja, um meio de vida para muita gente e ponto final!
TABELA DE PREÇO: O galdinista ficou sabendo que já existe até uma tabela de preços para se adquirir uma boa votação. Dizem, que a média do preço do voto é em torno de R$ 300,00 por voto. Já pensou que loucura? Então, só para ter uma idéia, um candidato a deputado estadual que precisar ter 20 mil votos para se eleger, terá que gastar em média cerca de 6 milhões de reais. Será verdade isso mesmo? É por isso que tem caixa 1, 2, 3 e etc…Se o eleitor soubesse a força que tem, a Paraíba e o Brasil seria outra realidade e bem melhor!
O VOTO GRATUÍTO: Na verdade, o voto consciente existe, porém, elege pouca gente. O voto gratuito, é aquele voto de casa, dos amigos e da família. O voto consciente, é aquele voto de graça que se da para alguém em virtude de seu trabalho, serviço prestado, visando uma renovação ou esperança num tempo melhor. Mas esse voto é uma exceção, por isso, só elege alguns, ou seja, uma minoria que faz barulho, mas não resolve nada. Infelizmente, essa é a nossa realidade!
REELEIÇÃO NO EXECUTIVO: A reeleição é um casuísmo e foi criada no Brasil por FHC, para reeleger prefeitos, governadores e presidentes da república. Uma vergonha e um grande absurdo! Como disputar uma eleição em pé de igualdade, contra um candidato a reeleição no poder, usando a máquina, os privilégios e a caneta estatal??? Isso é uma sacanagem, covardia e completo desequilíbrio de forças para com os adversários. Mas é a LEI, criada por eles mesmos. E agora, o que fazer??? Viva o Brasil!
FIM DA REELEIÇÃO I: O galdinista vai mais além e é contrário a qualquer tipo de reeleição em nosso país, tanto no Poder Executivo, quanto no Poder Legislativo e também nas entidades de Classes e Corporativas. Temos que ter coragem e audácia para mudar as LEIS e proibir a reeleição em todos os níveis, só assim acabaríamos com os políticos profissionais e começaríamos a combater a corrupção de verdade, caso contrário, nada mudará! Algum deputado e senador tem coragem para apresentar um Projeto nesse sentido? Viva um novo Brasil!
UNIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES: O Brasil tem eleições a cada 2 anos. Isso é outro absurdo! O correto seria unificar as eleições com mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos e sem direito a reeleição. Só assim, teríamos por LEI, uma renovação de 100% dos nossos representantes a cada 5 anos. Renovar pelo voto, com direito a reeleição, num país injusto, de grandes e graves desigualdades sociais, não é justo e sim, bastante desigual.
FIM DOS VICES E SUPLENTES: O galdinista também defende, que os VICES e SUPLENTES sejam os 2º, 3º, etc, mais votados, independentes de serem aliados ou não ( Exemplos: o vice-governador, seria o 2º candidato a governador mais votado. O 1º suplente de senador, seria o 2º candidato a senador mais votado. E por aí vai… Entenderam? ). Só assim, começaríamos a mudar o Brasil de verdade. Respeito às opiniões em contrário, mas mantenho as minhas posições. ATÉ DOMINGO, COM A DOMINGUEIRA GALDINIANA. Viva um novo Brasil. Haja coração!

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba