O Hospital Santa Isabel, em João Pessoa, segue oferecendo a cirurgia de vasectomia de forma gratuita. De janeiro até o dia 25 de julho deste ano, foram 82 cirurgias realizadas na unidade hospitalar, que permanece com o serviço prestado à população masculina.
O interessado que tiver interesse deve procurar diretamente o hospital ou se dirigir à uma Unidade de Saúde da Família (USF). Por lá, eles agendam consulta com o urologista do anexo, que explica todo procedimento e já encaminha o paciente para uma equipe multiprofissional para o início dos trâmites da realização da cirurgia.
Para realizar o procedimento o interessado precisa atender a alguns critérios previstos na lei federal 9.263, de 1996, que estabelece que, para a realização da vasectomia, o homem esteja em capacidade civil plena, seja maior de 25 anos ou tenha pelo menos dois filhos. Caso o homem mantenha um relacionamento conjugal, a esterilização também depende do consentimento da parceira.
A partir do momento em que o homem expressa o desejo pela vasectomia, até a realização da cirurgia, é exigido um tempo mínimo de 60 dias.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Ascom / PMJP