O Sebrae/PB, em parceria com a Casa Officina e a empresa Station83, promoveu, nesta quarta-feira (14), o “Meetup: Ecossistema de Inovação Paraíba”, evento de inovação com foco na conexão de instituições e organizações públicas e privadas, empreendedores, startups, academia e agentes financiadores. Cerca de 50 representantes de instituições e organizações foram convidados para o evento, realizado na Casa Officina, em Manaíra, onde puderam acompanhar, também, o lançamento do programa de pré-aceleração de startups, o StartPB.
Segundo explicou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Rafaella Catão, o edital do programa, que está em sua sétima edição, deverá sair nos próximos dias. “O StartPB oferece, por meio de métodos e ferramentas, um ambiente propício para que os empreendedores possam desenvolver uma mentalidade de crescimento, sendo capazes de resolver problemas complexos, entender as necessidades não atendidas dos usuários, identificar oportunidades no mercado e criar soluções inovadoras e escaláveis”, explicou.
Neste ano, o programa terá duas edições, sendo uma voltada para empreendedores do Litoral, Brejo e Borborema, ofertando 30 vagas, e outra para empresários do Sertão, com a oferta de 20 vagas e ações sendo realizadas em João Pessoa e Sousa. O StartPB já promoveu sete edições e teve mais de 400 startups atendidas. Em 2022, serão mais de 300 horas de acompanhamento, totalizando 22 semanas intensas e 150 horas de mentoria.
Durante o evento, o coordenador do Espaço Cidadania Digital do TCE-PB, André Agra, ministrou uma palestra abordando tópicos como controle externo e o fortalecimento do ambiente de inovação e negócios nos municípios e a cultura de inovação para a formação de cidades inteligentes. Um dos participantes do evento foi o integrante do Laboratório de Inovação do TRT-13, Ronaldo Farias, que avaliou o encontro como uma oportunidade ímpar para conhecer as iniciativas do estado focadas na cultura de inovação. “A colaboração com outros órgãos e a atuação em projetos que envolvam contratos públicos para soluções inovadoras são grandes desejos nossos, com potencial de promover tanto nosso crescimento quanto o crescimento da economia”, afirmou.
Para o gerente da agência Sul do Sebrae/PB, Cláudio Soares, o momento foi de pura conexão. “A ideia é promover uma conversa e iniciar este movimento de conexão entre os atores do ecossistema de inovação da Paraíba. Eles podem contar com o Sebrae e demais parceiros para dar visibilidade às ações que vem sendo desenvolvidas no estado”, enfatizou.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba