Sertanejos comem rato para matar fome

foto
A comida escassa devido à seca está fazendo piauienses caçarem roedores para complementarem a alimentação. No distrito de Brejinho, no município de Assunção do Piauí (273 km de Teresina), todos os dias no fim da tarde é comum ver moradores saindo para as áreas de grutas para colocarem armadilhas para pegar o “rato rabudo”.

A caça ao animal é artesanal, e a armadilha é feita com pedra e gravetos. “Quando o rabudo passa pela armadilha, a pedra cai em cima e ele morre sufocado. No dia seguinte a gente vai logo cedo ao local buscar o animal para já ser consumido no almoço”, disse o morador de Brejinho Genivaldo Bezerra, 35.

PMJP possui R$ 500 mi para obras
foto
A prefeitura de João Pessoa dispõe de R$ 500 milhões já garantidos pelo governo federal para este ano para investimentos em projetos importantes no município, a exemplo da Mobilidade Urbana, dentre outros. A revelação foi feita pelo secretário de Planejamento, Rômulo Polari, ao conceder entrevista exclusiva ao JORNAL DA PARAÍBA. “O que falta é a gente ter agora capacidade de execução”, afirmou. Ele disse que, para garantir a liberação dos recursos, a prefeitura está criando, com financiamento do BNDES, um grupo executor de projetos especiais.

Polari, que já foi reitor da Universidade Federal da Paraíba, disse ter estranhado a recente divulgação de um relatório pela atual reitora da instituição, Margareth Diniz, apontando desvio de recursos na sua gestão. Segundo ele, não é papel de um reitor ficar fazendo auditoria, quando já existem órgãos com tal competência, como a CGU e o TCU.

Luciano Agra rebece Hugo Mota em reunião
foto
Uma conversa sobre a saúde no interior do Estado, a seca no Sertão e o quadro político na Paraíba. Essas foram as principais pautas da reunião desta sexta-feira (8), entre o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra e deputado Hugo Motta (PMDB-PB). O deputado veio ao escritório político de Agra para uma visita de cortesia.

Hugo Mota, que tem sua base política em Patos, colocou em pauta a gestão da saúde da Capital na época de Luciano Agra quando prefeito, identificando ações assertivas e eficientes implantadas por ele. “No interior do Estado, sofremos com a demora da construção do Centro de Oncologia de Patos, prometido pelo governo do Estado há mais de um ano”, lamentou o deputado.

Sales Fernandes é meado executivo da Pesca
foto
O governador Ricardo Coutinho (PSB) nomeou Francisco Sales Leite Dantas para o cargo de Secretário Executivo da Pesca. O ato do governador foi publicado no Diário Oficial deste sábado (9). A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca é comandada por Marenilson Batista da Silva.

No final de fevereiro, o Diário Oficial publicou a exoneração do secretário executivo da Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Alexandre Eduardo de Araújo.