A Defesa Civil de João Pessoa acompanha o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para João Pessoa e outros 19 municípios da Paraíba. De acordo com o coordenador, Kelson Chaves, os transtornos já conhecidos “ficarão mais evidentes durante o transcorrer do dia, caso a chuva persista, o que pode ocorrer”.
De acordo com Chaves, até o momento a Central de Operações não recebeu nenhuma ocorrência relativa às chuvas. Segundo as últimas medições, até às 7h40 os bairros que registraram os maiores índices pluviométricos em 12h foram: Centro (53 mm); Grotão (54.4 mm); Tambauzinho (49.6 mm); Cristo (51.4 mm); Manaíra (42.4 mm); Cuiá (41 mm); Altiplano (38 mm).
No mês de junho, a Capital registrou mais de 320 mm de chuvas e as ações preventivas da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) garantiram o bem-estar da população. No mês de maio, segundo dados do Inmet, o acumulado foi de 654,2 milímetros (mm), ou seja, 127% acima da normal histórica (1991-2020), que é de 287,7 mm. Já em junho, o acumulado foi de 323,4mm (média), registrados através das Plataformas de Coletas de Dados – pluviômetros –, instaladas em sete pontos da Capital.
A orientação da Defesa Civil é evitar o tráfego por alguns pontos que a própria população já identifica, não se arriscar a transpor áreas de alagamento – caso se deparem com elas -, observar o descolamento de massa em barreiras e encostas, ter atenção com o nível dos rios – em referência à população ribeirinha – e, se possível, não fazer uso de equipamentos elétricos em momentos de chuva intensa.
A Defesa Civil e toda a estrutura organizacional da PMJP, procurarão fazer o possível, para evitar maiores danos ou qualquer indicativo de desastre, que possa alcançar à população de uma maneira geral. A população pode entrar em contato pelo telefone 0800 285 9020 ou pelo WhatsApp 83 98831.6885.
Veja os índices completos
Fonte: Polêmica Paraíba com paraiba.com.br
Créditos: Polêmica Paraíba