foto

Marcos Tavares

A Igreja já suportou temporais bem piores do que esse revelado pela renúncia de Benedictus XVI. Já perdeu Roma como sede, já teve Papas presos e foi contemporânea da invasão nazista à Itália. Mas é um período difícil esse que agora atravessa a religião católica, pois toca em dogmas poderosos que são pilares de toda a crença. Afinal existe a infalibilidade papal em questões religiosas? Se existe, por que um papa renuncia diante de uma crise ao invés de usar seu poder para debelá-la e até fazer definhar o que ele chama de parte negra do rebanho envolvida em fraudes financeiras e escândalos sexuais.

O próximo Papa eleito pelos cardeais vai assumir em meio a uma crise de identidade como poucas vezes se viu. Ele herda uma Igreja dividida, um rebanho assustado e distante cada vez mais dos postulados de uma Igreja que insiste em não ver que o mundo à sua volta mudou a uma velocidade eletrônica. Insistir na condenação do divórcio, pregar o fim da camisinha, discriminar opções sexuais diferentes só vai afastar cada vez mais fiéis em busca de religiões mais tolerantes, pois afinal quem busca Deus não busca o pecado, mas a salvação.

Como a Igreja poderá ser contemporânea sem perder sua tradição é uma tarefa para o seu novo mentor, que deve ser escolhido num conclave onde a política vai estar borbulhando e onde o Espírito Santo vai encontrar dificuldades de achar espaço para inspirar os cardeais como dizem os mais afeitos ao Vaticano. De qualquer maneira, a Igreja vai se mexer. Se para frente ou para trás somente o tempo dirá, mas ela sairá dessa imobilidade do celibato, do desprezo ao homem com seus instintos naturais, pois afinal é a própria Igreja quem diz que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, acrescidos dos defeitos do homem.

A realidade

Não sei por que o Governo da Paraíba insiste em combater os altos índices de violência do Estado com números fantasiosos que não batem com a realidade.

O prestigiado jornal O Globo traz matéria em que coloca a Paraíba e, especialmente, sua capital como detentores de um dos maiores índices de violência de todo o Brasil e da região Nordeste. Isso bate de frente com as comemorações feitas regularmente anunciando a diminuição do número de crimes e assaltos. Se a realidade chega à grande imprensa nacional, imagine como ela não dói por aqui mesmo.

Molhados

De repente, toda a oposição da Paraíba descobriu que estava errada e o governo correto. Por isso foi aprovado por unanimidade o pedido de aval para empréstimo da Cagepa que no ano passado quase leva as duas casas a uma briga de foice.

Pergunto eu, daqui de meu camarote: mudou o projeto, mudaram os deputados ou mudou-se a sistemática de fazer política na Paraíba?

Que alguma coisa mudou, isso mudou!

Preço

O procurador-geral do Estado disse que a Paraíba pagou um preço alto pela aprovação do aval ao empréstimo da Cagepa.

Não é o que se está pensando. O preço não foi dos votos, mas do tempo perdido que levou muito dinheiro da empresa.

Subida

Com a aprovação do empréstimo para a Cagepa pelos deputados, Hervázio Bezerra, líder do Governo na Casa sobe de cotação. Ele vinha tendo dificuldades em aglutinar uma bancada situacionista.

Maior e Menor

Sandra Marrocos resolveu mesmo fazer barraco. Disse em entrevista que Ricardo não é maior que ela, apenas está num cargo mais elevado e lembrou que quando chega a hora da campanha todos se nivelam.
Sandra não se conforma de ficar fora desse coletivo socialista depois de ser passageira obrigatória no coletivo girassol, mas mesmo assim garante que não deixa a legenda.

O perigo é ela ser deixada.

Memória

Major Fábio foi rebuscar o programa de campanha do PT para mostrar que Dilma errou ao lhe passar um “pito” público.

Para completar o serviço, ele deveria mandar o programa grifado à companheira presidente junto com alguns desaforos bem paraibanos.

Conclave

No latim clássico, conclave significa “com chave”, “fechado”, “inacessível”.

Aqui na Paraíba já teve uma reunião dessas, um conclave num hotel de Natal. E o governador foi escolhido.

Passageiro
Para nosso orgulho, o povo não foi às ruas paparicar nem ouvir Dirceu.

Ele falou apenas a uma plateia de petistas renitentes que desacreditam de sua culpa.

E acreditam em papai Noel…

Frases…

Medicinal – Diagnóstico correto, sem dúvidas? Só com o legista.

Cura – Ao contrário do vício, a virtude é curável.

Indigestão – A Alemanha inventou a salsicha e o nazismo. Ambos indigestos.