Criadores de pássaros de todo o estado se reuniram no município de Guarabira na última semana para mais uma edição do Torneio Anilha de Ouro, realizado pela Associação Guarabirense Passeriformes Silvestre Rainha do Brejo.
O encontro aconteceu em um ginásio de uma escola estadual da cidade e contou com a presença de mais de 200 pássaros Papa Capim e mais de 90 Azulão. A edição 2022 do evento premiou os criadores e os pássaros com mais 50 troféus e anilhas banhadas a ouro.
Para quem não conhece, a competição é voltada para os cantos dos pássaros, mantendo uma tradição no segmento. Na competição de “canto de pássaros” consegue o primeiro lugar aquele que tem o canto mais forte e que canta por um maior período de tempo. Os pássaros são colocados em uma roda e os juízes vão avaliando os cantos. Todo o esquema é certificado pelos órgãos ambientais e de regulamentação responsáveis.
O jornalista Edcarlo Monteiro, que é o presidente da Associação e realizador do evento, disse ao Polêmica Paraíba que foi montada uma grande estrutura para recepcionar os pássaros e também os seus criadores, foram distribuídos brindes além dos troféus e também foi oferecido um amplo café da manhã para os presentes. De acordo com Edcarlos, esta é a segunda edição da Anilha de Ouro realizada pela associação, mas já foram realizados outros campeonatos de cantos de pássaros.
Confira abaixo algumas fotos e vídeo do evento:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba