Uma pesquisa realizada pelo PoderData, de 5 a 7 de junho de 2022, mostra que a rejeição ao voto em Simone Tebet (MDB) é a maior registrada entre os nomes testados. São 63% os eleitores que dizem não votar na emedebista “de jeito nenhum”. É a 1ª vez que o levantamento testa o nome da pré-candidata nesta categoria.
A rejeição a Jair Bolsonaro (PL) manteve-se estável em relação ao levantamento de 1 mês antes, quando marcava 50%; oscilou 1 p.p para baixo e hoje marca 49%. Contudo, as curvas sinalizam que o grupo que declara não votar no atual presidente “de jeito nenhum” tem diminuído gradualmente desde dezembro de 2021; à época representava 60% do eleitorado.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como o menos rejeitado, com 39%. A taxa variou 2 pontos percentuais para cima em 1 mês, dentro da margem de erro da pesquisa.
Ciro Gomes (PDT) tem 45% nessa simulação. Está em trajetória de queda desde fevereiro, quando 56% diziam não votar no pedetista “de jeito nenhum”.
Tebet tornou-se o único nome da 3ª via. O PSDB oficializou o apoio à sua pré-candidatura depois da desistência de João Doria da corrida pelo Planalto.
A alta rejeição pode explicar-se pelo fato de Tebet não ser tão conhecida nacionalmente, pois os eleitores tendem a rejeitar nomes que não conhecem. Entretanto, faltam menos de 4 meses para a eleição, e pode ser pouco tempo para a pré-candidata virar o jogo.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Poder 360