Preparando caminho para 2014

Aline Lins

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), parece ter passado uma ‘rasteira’ no governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ao vir à Paraíba e, antes disso, ir ao Piauí, ambos Estados governados por socialistas, quando sua ida a Pernambuco prevista para o mês passado foi adiada, após o Carnaval deste ano. Se ela tenta ‘minar’ a possível candidatura de Eduardo Campos à Presidência, em 2014, enchendo de ‘mimos’ – que se traduzem em recursos para obras – outros governadores do PSB, está no caminho certo. A visita ao Ceará está prevista para o próximo dia 21. A postura de Dilma, de apaziguar os ânimos entre o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo demonstra claramente a preparação da presidente para as eleições de 2014. A intenção é manter ambos, na PB, como parceiros.

A cervejinha

A presidente Dilma Rousseff comentou que 90% dos cartões do Bolsa Família ficam sob a responsabilidade das mulheres. A decisão foi tomada desde que a implantação do programa pelo então presidente Lula. A justificativa, segundo eles, é que o pai da família iria usar tudo com cerveja.

Condições políticas

O ministro Aguinaldo Ribeiro lembrou o tempo que Dilma demorou a vir à PB. “São 794 dias. É um número que não me dá tanta alegria quanto os outros números”. Mas emendou que foi um tempo necessário para a PB criar condições políticas para ela vir.

Ausências notadas

Os três senadores paraibanos – Vital do Rêgo Filho (PMDB), Cássio Cunha Lima (PSDB) e Cícero Lucena (PSDB) – foram convidados para o almoço com a presidente Dilma Rousseff, na casa do presidente do PP, Enivaldo Ribeiro, em Campina Grande, mas nenhum dos três compareceu.

Improbidade em JP

O prefeito Luciano Cartaxo deveria mandar recolher a frota de veículos da prefeitura pelo menos nos fins de semana para cortar despesas. Um veículo locado da Sedes foi visto às 18h do domingo, ‘voando’ pela capital.

Parceiros

A presidente Dilma nunca teve que ser tão diplomática como na vinda à PB, onde se reuniram em um mesmo evento o governador Ricardo Coutinho, o prefeito Luciano Cartaxo e o ex-prefeito Luciano Agra, que foi inclusive cumprimentado. Ela não cansou de chamar Ricardo de parceiro.

É lei!

Não podia deixar de comemorar a ampliação da ‘Lei das Filas’ (8.744/1998). Agora a regra vale para qualquer tipo de atendimento físico no banco. Em caso de descumprimento, o consumidor pode pedir fiscalização do Procon.