A presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de João Pessoa, Inise Machado, confirmou a realização a partir da próxima segunda-feira (6), e até o sábado (11), uma semana de capacitação, debates e eventos sobre o grave assunto que é tratado como responsabilidade de todos. O evento terá como tema geral “Drogas: Somos todos responsáveis”.
“Este é um assunto muito grave, mas, com informações podemos transformar e salvar vidas. A semana de discussões sobre o tema terá o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades para a política de prevenção ao uso indevido de drogas”, diz Inise Machado.
Entre os dias 5 e 11, serão discutidas todas as formas de prevenção, tratamento e ressocialização do usuário.
Ao Comad caberá atuar como órgão formulador, propositor e deliberativo das políticas municipais na linha de cuidados preventivos, redução, educação e encaminhamentos para reintegração social, acrescentou.
Segundo Inise, “durante toda semana órgãos governamentais e da sociedade civil, estarão discutindo sobre fontes seguras acerca de diferentes tipos de drogas e seus efeitos, evitando todo tipo de preconceito sobre o assunto”.
Sobre escola e famílias como fatores de proteção, nas palestras e mesas redondas, serão discutidos a abertura de espaços nas famílias para conversas sobre o tema. “Se faz necessário nos momentos como família o compartilhamento de experiências cotidianas, educando em valores e cidadania”, pontua.
Conforme declarou, “este trabalho fica mais enriquecido numa parceria imprescindível escola-família”.
Ainda de acordo com a presidente do Comad, as escolas e os Caps, da Educação e da Saúde, devem estar integrados para ajudar doentes em função do uso e abuso de substâncias entorpecentes, mantendo a serenidade, capaz de recuperar e reintegrar à sociedade.
“Estaremos, portanto, disse, realizando debates com informações às famílias, chamando a atenção de todos para a questão de que é possível a recuperação de usuários. Tem jeito sim e a partir de então, providenciar reintegração à família, à escola e à sociedade”, concluiu.
Fonte: polêmica paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba