O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) repudiou a aprovação do PL 4.188/2021, do Governo Bolsonaro, pela Câmara dos Deputados, que muda as regras de empréstimos no Brasil e penaliza famílias que possuem apenas um imóvel para morar, com o confisco do bem pelos bancos credores no caso de dívidas não pagas.
Frei Anastácio afirmou que “votei contra esse absurdo que vai retirar de muitas famílias a única segurança que elas têm que é uma casa para chamar de lar. Espero que o Senado derrote mais essa proposta maldita de Bolsonaro”, lamentou Frei Anastácio.
O deputado explicou que, atualmente, a legislação só permite que a casa seja tomada se a dívida for das prestações do financiamento do imóvel em questão. Caso o projeto seja aprovado e sancionado, qualquer tipo de dívida pode permitir que os bancos confisquem o único imóvel de uma família e milhões de brasileiros e brasileiras podem ser despejados e ficarem sem ter onde morar.
Bolsonaro não governa para o povo
“Milhões de famílias no Brasil vivem com dívidas, mas sabem que no final do dia podem voltar para casa para recomeçar no dia seguinte. Mas infelizmente, Bolsonaro quer tirar essa chance do povo brasileiro. Nós, da bancada do PT, continuaremos na luta para impedir que esse PL seja aprovado no Senado. Essa é mais uma das muitas ações de Bolsonaro, que visam proteger os bancos que até durante a pandemia lucraram bilhões de reais. É uma ação de um presidente que não governa para a família, nem para o povo. É um governo que protege apenas as elites, o mercado financeiro, os amigos e a família dele”, disse.
Fonte: Polêmica PB
Créditos: ASCOM