O filme “Querida Abayomi”, lançado este ano pela Formiga Filmes, e que teve seu início gravado na cidade de Pombal, está concorrendo ao troféu Cabrito Dourado, na edição 2022 do “Cine Caatinga – experiências audiovisuais no Sertão”.
O festival traz várias experiências, que envolvem desde a formação em Audiovisual, até a apresentação presencial dos filmes e exibição no CineCaatinga.com.br, streaming do festival que permite que pessoas do mundo inteiro possam conferir a produção artística, o bioma e a cultura, tudo de graça.
O início do filme foi gravado na cidade de Pombal, localizada no interior da Paraíba e a outra parte, foi gravada na cidade de Ipueira, no Rio Grande do Norte. De acordo com o produtor, diretor e roteirista do filme, Sebastião Formiga, o elenco principal contou com 6 pessoas, e no geral, entre músicos, cinegrafista e figurantes foram cerca de 70 pessoas envolvidas.
O evento, realizado anualmente, acolhe toda a produção audiovisual realizada no Semiárido brasileiro (1262 municípios, de acordo com o IBGE) ou de diretores dessa região. A edição 2022 do Cine Caatinga, é apoiada pelo Edital do Funcultura Audiovisual/FUNDARPE via Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco. Todos os filmes selecionados receberão o troféu Cabrito Prateado. Aqueles que forem escolhidos pelo Júri receberão o Troféu Cabrito Dourado.
Para Sebastião Formiga, o fato de já estar concorrendo ao prêmio é uma grande conquista, e caso venha o prêmio, será um importante de seu trabalho.
“A expectativa maior era entrar na seleção que já algo muito bom. Ficar entre os 50 selecionados de centenas de inscritos. Agora é torcer para o máximo de pessoas possam assistir ao filme que o objetivo maior. E se vier alguma premiação será bem vindo como reconhecimento do nosso trabalho. Teremos até domingo para assistir e votar, se acharem que o filme merece seu voto. Claro”, disse o produtor.
Para votar basta assistir ao filme, clicar neste link e selecionar o “Querida Abayomi”, como o filme que mais gostou.
Sobre o Filme
“Querida Abayomi,” é um filme e ao mesmo tempo uma carta. Ela começou a ser escrita nos porões dos navios negreiros para ser entregue, na contemporaneidade, pelos artistas populares, trupes e coletivos em um país tão utópico como o de São Saruê. Evocando a mitologia africana, indígena e cristã, eis a trajetória-raiz de Francisco, um artista popular, cruzando um reino íngreme e mágico, onde depara com suas dúvidas mais profundas. A viagem inclui Castro Alves e poetas do imaginário popular do Brasil Profundo. Um filme de baixo orçamento realizado pela Formiga filmes, “Querida Abayomi,” é carta com endereço certo: o coração do Brasil.
Elenco
Arly Arnaud
Márcio de Paula
Marco Di Aurélio
Chico Viola
Rosana Leão
Carlos Brarros
Nivaldo Brum
Sebastião Formiga
Fotografia: Hiram de Castro e Wagner Ramos
Som direto: Bruno Alves e Diôgo Rocha
Figurino e cenografia: Sebastião Formiga e elenco.
Assista:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba