Os moradores da cidade paraibana de Pilar, distante cerca de 50 km de João Pessoa, vão ter a oportunidade de ver de perto um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba. O 4º concerto oficial da Temporada 2022 da OSPB será nesta quinta-feira (2), às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Pilar, integrando a programação da 40ª Semana Cultural Zé Lins, realizada pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no período de 1 a 3 de junho, com várias atividades culturais. A Semana Zé Lins celebra o 121º aniversário de nascimento do escritor paraibano nascido em Pilar.
Com entrada gratuita, o concerto terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação, como solista, do violinista Samuel Oliveira. A música que vai abrir o concerto é “Toada”, de José Siqueira, paraibano da cidade de Conceição, que foi compositor, maestro e fundador de vários institutos de música e arte. Logo depois, o público vai conferir a apresentação do solista Samuel Oliveira, com a execução do “Concertino para Violino n. 5”, obra do compositor alemão da Era Romântica, Friedrich Seitz.
Na sequência, a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai executar “Traünerei (Devaneio)”, composta pelo alemão Robert Schumann; “Divertimento”, composição de outro brasileiro, Benny Wolkoff, músico nascido na cidade do Recife, em Pernambuco, e duas obras do francês Léo Delibes: “O Cortejo Bacchus – Ballet Sylvia” e “Valsa do Ballet Copélia”.
Um dos momentos especiais desse concerto será a estreia mundial de uma obra de outro artista brasileiro, o compositor e regente Tom K, também pernambucano de Recife, que vive há muitos anos na cidade de João Pessoa, onde graduou-se em Violão, na Universidade Federal da Paraíba e, com seu trabalho, tornou-se referência no meio musical. A música é a “Suíte para Orquestra – Som de Chico”, com as canções Cotidiano, Carolina, Januária, Morena dos Olhos D’Água, O Que Será, Cio da Terra e Sonho Impossível.
Para encerrar o concerto, a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai mostrar “Suite Oriental (Os Boyaderes, Na Beira do Ganges, As Almas e Patrulha)”, do compositor francês Francis Popy.
“O que os moradores de Pilar vão ouvir vai ser um repertório bonito, agradável, emocionante e com um misto de tudo o que uma orquestra sinfônica pode apresentar, desde músicas do período clássico, romântico, à música popular brasileira e à música armorial”, adiantou o maestro Luiz Carlos Durier. “Nós vamos levar um repertório que é de fácil assimilação das pessoas, que elas possam, de fato, gostar como nós gostamos de tocar”, continuou.
O maestro destacou a importância de levar a orquestra até o povo. “Os concertos nos bairros da capital e outras cidades paraibanas sempre foram um grande sucesso. O OSPB nos Bairros é um projeto vitorioso da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que cumpre o seu papel social, que é de levar uma atividade cultural boa, gostosa, prazerosa, para a população, e ficar perto dela. Nas igrejas onde a gente toca, o público fica muito perto da orquestra e o som atinge imensamente essas pessoas, causando nelas uma emoção que muitas vezes elas vêm dizer pra gente que é indescritível”, contou.
Orquestra Sinfônica da Paraíba
4º Concerto Oficial da Temporada 2022
Dia: 2 de junho (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Paróquia Nossa Senhora do Pilar, na cidade de Pilar (PB)
Solista: Samuel Oliveira (violino)
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba