O presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou regiões atingidas pelas fortes chuvas em Recife e municípios próximos em Pernambuco nesta segunda-feira (30). Na sequência, Bolsonaro e alguns de seus ministros concederam coletiva de imprensa. Em declaração, Bolsonaro lamentou as mortes, que já passam de 80, mas acrescentou que “infelizmente essas catástrofes acontecem”.
“Um país continental tem problemas”, seguiu. “Nós tivemos esses problemas em Petrópolis (RJ), no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais”.
Após a breve avaliação, Bolsonaro passou então a palavra aos ministros presentes, que listaram as ações do governo federal para mitigar os impactos das chuvas neste momento. O empréstimo de até um salário mínimo sem juros para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como o acesso de municípios que decretarem calamidade pública aos recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, foram as iniciativas mais enfatizadas. Ao todo, segundo a pasta, até 1 bilhão de reais será destinado para ‘respostas e reconstrução’ dos estragos causados pelas chuvas no Brasil. O valor abrange outras tragédias pelo País.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Carta Capital