90 Minutos, sem acréscimos !

Bruno Filho

Esta é uma das 17 regras do futebol, o tempo de jogo. Os acréscimos ficam por conta do árbitro que compensa aqueles minutos perdidos em paralizações com contusões, substituições, enfim o que ele considerar necessário na sua condição de maior autoridade em campo. Isso acontece no futebol.

Contudo não é do futebol que vou tratar neste comentário. Tratarei da Paraíba, a terra que me recebeu de braços abertos e me acolheu, repleta de maravilhas naturais, de gente pacata e alegre, mas também carregada de problemas que assolam seu sagrado território.

Paraíba da sêca. Paraíba da falta de infra-estrutura em muitos aspectos. Paraíba da luta de seus governantes que sempre, ou quase, são deixados de lado das grandes decisões. Paraíba que se acostumou a ficar escondida no mapa brasileiro, embora não consiga, mesmo que queira, por sua característica oriental.

Assim colocado, vamos ao que interessa. Recebo a informação de que a digníssima e excelentíssima Presidente da Republica Dilma Roussef, depois de adiar por 4 vezes e nunca ter vindo ao Estado chega na segunda-feira pela manhã e fica na Capital João Pessoa por inacreditáveis 90 minutos ????????????

Ora…não faça isso Presidente. Não transforme a ansiedade e o carinho que a Paraíba tem pela senhora e seus seguidores em lembranças jocosas. Desculpe, mas o seu cerimonial não deveria ter feito uma coisa dessas. Os pessoenses que habitam uma das 5 mais antigas cidades do Brasil não merecem esse desprezo.

Não sou afeito a horários e cerimoniais de políticos, porém 90 minutos eu nunca vi. É inédito em termos de uma Capital. Quero que me desmintam ou me provem que estou exagerando. Por quê dessa maneira ? Tenho curiosidade de saber quem estabeleceu este irrelevante horário e os motivos que levaram a concretizá-lo.

Não precisamos de esmolas, muito menos de migalhas. O que precisamos é estar inseridos no contexto político desta nação. Não haverá tempo nem para saudá-la, cara senhora. Na solenidade de entrega programada de habitações da qual participará não teremos tempo nem de ver seus olhos brilhando…

A imprensa se colocará diante de uma loucura sem tamanho para acompanhá-la e a senhora, se é que responderá, usará poucas palavras em suas respostas. Se houver um palanque para que possamos ouví-la quanto tempo durará seu pronunciamento ? O tempo passa…é um jogo de futebol, acaba rápido demais.

Como não posso resolver absolutamente nada, devo pelo menos protestar pelos farelos. Tratar a Paraíba desta maneira é pisar em quem se ergue a custa de muito sacrifício. Se fosse para ser dessa maneira era melhor que a senhora não viesse, pois as vezes é melhor viver sob as benesses da dúvida.

O tempo passa…passará para a senhora também, porém mais uma vez seremos educados e acolhedores como fomos poucos meses atrás com seu antecessor. Quando estiver em campanha por votos de reeleição pode voltar…estaremos de braços abertos para recebê-la, pode apostar. Apita o árbitro e termina o espetáculo !

Bruno Filho, jornalista e radialista, atordoado com tal discrepância.

[email protected]
Twitter: BrunoFComenta