A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), está finalizando o anteprojeto da nova Vila dos Fogos, área que será destinada à instalação segura das barracas que comercializam fogos de artifício na cidade. A previsão é de que o documento arquitetônico seja finalizado até o dia 31 de maio.
No início desta semana duas barracas pegaram fogo, após uma explosão, no local provisório em que estavam funcionando, no bairro Dinamérica. A Prefeitura já havia projetado um novo espaço para esses estabelecimentos. Mas, agora, está sendo feita uma adaptação para um terreno de 8.500 m², onde será possível proporcionar conforto e mais segurança para comerciantes e clientes.
Segundo o secretário de Planejamento do Município, Felix Araújo Neto, o novo espaço será construído em um terreno localizado entre as BRs 230 e 104. ’Nossa equipe fez um levantamento com os comerciantes, que estão conscientes da necessidade de serem transferidos para um espaço que seja seguro para todos. Eles aprovaram o espaço apresentado e agora estamos adaptando o projeto original, inicialmente pensado para o Parque Linear Dinamérica’, explicou.
Crispoliano Galdino, um dos arquitetos que está trabalhando no projeto, disse que todas as regras da Norma Técnica N° 001/2018, do Corpo de Bombeiros (CBMPB) estão sendo seguidas. A Norma é específica para estabelecimentos de comércio de fogos de artifício e espetáculos pirotécnicos.
Ainda de acordo com Felix Neto, por recomendação do prefeito Bruno Cunha Lima, também será construída uma praça em frente à nova Vila dos Fogos, numa área igualmente de 8.500 m². Os dois projetos, ao serem finalizados, serão encaminhados à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), para licitação da obra.
Sobre a nova Vila dos Fogos
Conforme o anteprojeto que está sendo elaborado pela Seplan, a nova Vila dos Fogos contará com 12 lojas, com distanciamento de 8m entre elas e obedecendo a um raio de 100m de distância de depósitos de inflamáveis e explosivos, como recomendado pela Norma Técnica do Corpo de Bombeiros. O espaço ainda terá uma área destinada a estacionamento, com 30 vagas, a 10m de distância das barracas.
Estão empenhados no desenvolvimento do projeto da nova Vila dos Fogos, os arquitetos da Seplan: Murilo Cabral, Crispoliano Galdino, Roberto Klinger e Marina Silva. Além disso, o secretário executivo da pasta, o arquiteto Tulio Duda Paz, está coordenando todo o trabalho.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba