eleições 2022

O que defendem? Mulheres dos presidenciáveis pautam campanha e assumem papel de destaque na busca por voto do eleitorado feminino; confira

Confira como Michele Bolsonaro, a socióloga Rosângela Silva (Janja) esposa de Lula e a mulher de Ciro Gomes, Gisele Bezerra, estão atuando na campanha de seus esposos para conquistar o eleitorado feminino. 

As mulheres dos principais candidatos a presidente da República entraram de vez na trincheira eleitoral que terminará na escolha do próximo ocupante do Palácio do Planalto. Elas estão a cada dia mais atuantes nas campanhas, fazendo aparições públicas ao lado de seus esposos, em busca da atenção e aprovação do público femino, que corresponde a 53% do eleitorado.

Abaixo, confira como Michele Bolsonaro, a socióloga Rosângela Silva (Janja) esposa de Lula e a mulher de Ciro Gomes, Gisele Bezerra, estão atuando na campanha de seus esposos para conquistar o eleitorado feminino.

MICHELLE BOLSONARO

Michelle se empenha em eventos do programa “Pátria Voluntária”, de incentivo ao voluntariado, e em causas de defesa de pessoas com doenças raras e na inclusão da comunidade surda com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A primeira-dama também capitaneia eventos com crianças em situação de vulnerabilidade, alguns deles no próprio Palácio do Alvorada, onde brinca na piscina com os pequenos convidados e já chegou a se fantasiar de Branca de Neve, durante uma agenda com eles.

Evangélica fervorosa, ela também ajuda a reforçar os laços com grupos religiosos, uma das mais fiéis parcelas do eleitorado do chefe do Executivo federal.

 Rosângela Silva (JANJA)

A participação de Janja na campanha de Lula é tratada como algo natural pelos petistas. Na tentativa de reforçar a imagem dela como a de uma mulher engajada, integrantes do partido gostam de frisar que a atuação política da namorada de Lula antecede a relação deles.

Janja tem participado de encontros com mulheres e pavimentado pontes com importantes artistas, com os quais Lula historicamente teve boa relação. Foi graças a essa proximidade que ela mobilizou artistas para participarem do clipe de regravação do jingle da campanha de Lula de 1989, o famoso “Lula lá”. Também é atribuído a ela o destaque das pautas LGBTQIAP+ nos discursos do esposo.

Uma das pautas da socióloga  é a alimentação saudável e a produção de alimentos orgânicos. Janja já ajudou a organizar uma reunião de Lula com ativistas da área. Outro desses temas é a defesa dos animais.

Lula também passou a dar mais atenção ao tema da igualdade de gêneros após as conversas com a mulher. Tanto que, agora, defende que o país passe por uma nova reforma política para garantir, no Legislativo, que 50% dos assentos reservados a parlamentares sejam destinados a vereadoras, deputadas e senadoras mulheres.

— Ela tem colaborado muito na pré-campanha com ideias, participando de atividades, ajudando a organizar, principalmente nesse debate sobre a participação das mulheres — diz a presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Gisele Bezerra

A produtora e ex-dançarina começou a apresentar uma live semanal ao lado do marido, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, ela também participa de eventos públicos ao lado do cearense. Ao contrário de Janja e Michele, Gisele ainda tem uma participação modesta na campanha e pouco ainda sobre as pautas políticas do marido e candidato.

No entanto, a produtora é considerada muito importante para a campanha de Ciro, principalmente para fazer um contraponto ao temperamento explosivo do marido.

Dentre todas, a missão da atual primeira-dama tende a ser a mais difícil. Bolsonaro soma apenas 21% das intenções de voto entre as mulheres, de acordo com levantamento do Datafolha divulgado no dia 24 de março. Líder das pesquisas, Lula soma 46%. A mesma sondagem revelou que o titular do Palácio do Planalto acumula 60% de rejeição no eleitorado feminino, o que é um dos principais motivos de preocupação do grupo que atua pela reeleição do presidente.

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba