Vídeo que mostra socorristas descobrindo que um idoso ainda estava vivo dentro do saco, a caminho do necrotério, vazou nas redes sociais na última semana. O homem teria sido declarado morto por engano, colocado em um saco de cadáveres e levado por legistas para uma van antes que os funcionários do necrotério percebessem que ainda estava vivo.
O incidente foi filmado por espectadores e as imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais da China, provocando uma reação furiosa na cidade, que está sob quarentena totalmente restritiva há mais de cinco semanas dentro da política de tolerância zero à Covid-19. Também levantou preocupações sobre o sistema médico sobrecarregado da cidade.
Na filmagem, trabalhadores vestindo roupas de proteção são vistos puxando um saco de cadáveres da van do necrotério para um carrinho. Eles olham dentro da bolsa antes de perceber que a pessoa dentro está viva. “Vivo! Você viu aquilo? Vivo!” diz um. “Não o cubra novamente!” diz outro.
Um trabalhador vai falar com pessoas usando roupas de proteção do lado de fora do prédio, e o paciente idoso é levado de volta para dentro.
O incidente foi confirmado pelo governo do distrito de Putuo, que começou as investigações do caso. A Comissão de Supervisão de Xangai e a Comissão Central de Inspeção Disciplinar disseram cinco funcionários foram punidos e a licença de um médico foi revogada.
A Casa de Repouso Shanghai Xinchangzheng pediu desculpas, enquanto a funerária elogiou seus funcionários por perceberem que a pessoa ainda estava viva e os recompensou com 5.000 yuans (R$ 3718) cada.
A mídia estatal disse que o paciente idoso havia sido transferido para o hospital e estava recebendo tratamento. O incidente chocou as pessoas na China, onde uma onda de Omicron está desafiando o compromisso do governo com medidas de zero Covid, incluindo bloqueios rigorosos e testes em massa.
上海新长征福利院把还活着的老人装进尸袋,要送去殡仪馆火化,被运尸体的殡仪馆工作人员发现:“活的!”看来这是嫌上海老人死得还不够多,烧死活人不算死于新冠就行。 pic.twitter.com/O6Zn5qV76L
— 方舟子 (@fangshimin) May 1, 2022
Fonte: O Povo
Créditos: O Povo