O Governo de Pernambuco vai lançar um edital de concessão de três rodovias estaduais (PE-050, PE-060 e PE-090) com previsão de cobrança de pedágio.
Quem sair de Campina Grande com destino à Região Metropolitana de Recife terá provavelmente que arcar com a taxa do pedágio, já que a PE-090 é um dos trechos mais utilizados para se chegar à capital pernambucana e que faz ligação do município de Carpina ao município de Toritama.
Outro destino muito frequentado pelos paraibanos é Porto de Galinhas. Da Rainha da Borborema, o trajeto passa pela PE-050, que liga Vitória de Santo Antão ao município de Limoeiro, e também deverá impactar os bolsos dos viajantes. Já a PE-060 liga o Cabo de Santo Agostinho a São José da Coroa Grande e só deverá afetar quem sair de Porto de Galinhas com destino ao estado de Alagoas.
Segundo a Secretaria de Planejamento de Pernambuco, o sistema rodoviário a ser concedido atravessa 21 municípios, com uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes. O valor do pedágio ainda dependerá da licitação. A concessão será válida pelo prazo de 30 anos.
“Nesse período, a empresa que vencer a licitação será responsável por realizar melhorias na malha viária, promover a manutenção e administrar essas vias. Ao fim dos 30 anos, o Estado retoma o direito sobre a gestão do bem previamente concedido”, disse a secretaria em nota.
Fonte: Click PB
Créditos: Polêmica Paraíba