Tentando Entender...

Bruno Filho

Confesso que ainda não consegui entender completamente o que significa na prática para mais de 2 bilhões de pessoas esta saída repentina do Papa Bento XVI do comando da Igreja, ele que deixa o cargo de Sumo Pontífice vivo, o que é uma novidade para todos, já que isso não acontecia havia 600 anos. Então nada mais normal do que as dúvidas.

Imaginei que nestes pouco mais de 20 dias desde que ele anunciou a renúncia, fossemos ficar a par do que na verdade o ato representou para a Igreja e os católicos, mas não foi o que aconteceu, pelo menos eu não vi acontecer, posso estar enganado. Os noticiários falaram de todos os assuntos, menos aqueles que abordariam diretamente a fé cristã.

O que sei e não é muito, é que Jesus Cristo criou esta nossa Igreja e deu a Pedro a incumbência de fazê-la crescer e amealhar o maior rebanho possível no mundo inteiro, e ele como o primeiro Papa da história fêz isso, transferindo em seguida os seus passos da caminhada aos sucessores. Imagino que com o passar do tempo muitos aspectos foram se deteriorando, e os rumos mudando.

Desde que nasci, o Papa para mim era intocável, nunca errava e não poderia dar mostra de fraqueza. Tornei-me inseguro olhando aquela figura que me pareceu fragilizada e pensativo sobre o futuro da minha religião. Pensei…se a mudança pode ser decidida tão facilmente por quê tanta pompa na eleição do sucessor ? Esperar cor de fumaça saindo por chaminé e tantas outras formalidades ?

Será que Jesus determinou que isso tudo fosse feito ? Mais espantando ainda fiquei com notícias vindas do Vaticano, tentando explicar aonde o Papa passaria a morar depois de sua saída, em que casa, em que Palácio ou em que clausura ? Como ele passaria a ser chamado, se Papa emérito, Papa honorário, ou Papa vivo, já que o normal seria que só saisse quando morresse.

Próximo do dia da saída, uma extensa reportagem sobre que roupas ele passaria a usar… o sapato não seria mais vermelho, seria trocado por marrom, a batina foi autorizada a permanecer branca, e não da cor dos cardeais e nem dos padres. Será que isso tem importância ? Jesus foi crucificado apenas com um pano velho, nunca se preocupou com vestimentas, segundo aquilo que aprendi.

Se o Papa é o sucessor de Jesus na Terra, não seria normal que seguisse a mesma vida ? Não sei. Estou tentando entender, e faço questão de buscar respostas que me pareçam convincentes até para poder explicar aos meus netos que certamente um dia eu terei. Vou resumir com algo que ouvi e li e me entristeceu muito. Dve ter entristecido muitas outras pessoas também.

No mesmo noticiário que abria grandes espaços para o Vaticano, mostrava-se uma reportagem de um Padre do Rio de Janeiro que foi filmado em vídeo num ato sexual acompanhado de duas meninas, uma delas menor de idade. O mesmo foi denunciado também por ter abusado sexualmente de uma outra menina menor de idade, e a televisão contou tudo.

Essa controvérsia me assusta. Não estaria a Igreja que me batizou, me crismou e me casou, muito preocupada com indumentária, novos endereços, forma de transporte ou pseudonimo que será usado, esquecendo o principal aspecto de toda essa doutrina ? Cuidar de seu rebanho, amealhar mais gente para difundir a palavra de Cristo pelos 4 cantos do mundo ?

Posso estar enganado…não sou um católico praticante a ponto de entender exatamente os meandros da Santa Igreja. Sou apenas um fiel, sentindo-se órfão não de pessoas, mas de demonstrações e atos de fé. Nunca gostaria de saber e nem me interessa que existe um Banco do Vaticano. Acho que dinheiro e fé não tem nada em comum. Quero é saber da minha fé, essa eu garanto é inabalável.

Que o Papa descanse, more aonde for melhor para a sua idade, continue orando pelo mundo, mas que não se misture ou deixe se confundir com um “Popstar”, apesar da musica que disse um dia que o “Papa é Pop…o Pop não poupa ninguém”… espero que não, o Papa no meu conceito nunca deveria ser “Pop”, afinal de contas para mim foi e sempre será diferenciado…Papa é Papa, e ponto final.

Bruno Filho, jornalista e radialista, que está curioso em saber sobre o futuro da Igreja de Jesus Cristo.

[email protected]
Twitter: BrunoFComenta