O município de Cajazeiras deverá contar, a partir de abril de 2023, com a primeira edição do ‘Fest Cajá’, evento planejado pela Associação Comunitária da Fazenda Javigor, conhecida pela produção do fruto que está atrelado ao município do sertão paraibano.
O objetivo, segundo o padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque, presidente da associação, será fomentar a economia local, através da produção do Cajá, e valorizar a cultura da região. “Vamos despertar a cultura como uma fonte de emprego e renda e de fortalecimento da nossa região”, disse ao Polêmica Paraíba.
Durante todo o ano de 2022, a Fazenda Javigor vai planejar a festa, com a busca por parceiros que desejem contribuir com o evento. Outra meta é tornar o Fest Cajá num marco regional, com edições anuais a partir de 2023.
Os produtos fabricados com o Cajá, a exemplo do suco, da cachaça e do licor, vão dar o sabor ao evento, que contará também com músicas, bandas e uma programação estruturada.
Cajazeiras
“A terra que ensinou a Paraíba a ler” recebeu o nome de “Cajazeiras” em referência à antiga fazenda de mesmo nome, fundada por Luiz Gomes de Albuquerque, onde estavam plantadas várias cajazeiras (Spondias lutea), árvore da família das anacardiáceas que fornece o cajá como fruto.
O objetivo dos moradores da cidade do século XXI tem sido resgatar suas raízes através da cultura, marca histórica do local.
Assista ao vídeo a seguir
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba