O Rota Cultural de hoje desbrava a cidade de Araruna, que é referência no Brasil para a prática de esportes radicais, mas vamos mostrar que Araruna é bem mais que isso. O município é conhecido pelo seu clima ameno, e é um dos principais do Agreste Paraibano.
Turismo de Aventura
A cidade atrai esportistas de todo Brasil – e até do exterior – que buscam locais para a prática de paraglider, rapel, escaladas, trilhas e mountain bike. Para a prática do voo de asa delta e paraglider, na cidade foi estabelecido o recorde mundial.
Economia
Araruna foi de suma importância para o cenário de expansão da economia da região, sendo na ocasião a maior produtora de feijão, além do algodão, da cana de açúcar e café.
Hoje é uma das maiores produtoras de maracujá da Paraíba e sua economia está baseada em pequenas produções agrícolas diversificadas -plantios de batata, inhame e frutas, como acerola e pinha-, pecuária, comércio local, empresas de distribuidoras de peças para Paraíba e cidades vizinhas.
Parque Estadual da Pedra da Boca
Sob proteção da Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente), é uma reserva ambiental e ecológica -incrustada entre a Serra da Confusão e da Serra de Araruna, na divisa dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte – que possui um dos mais importantes patrimônios geológicos do Brasil.
Pedra da Caveira
A Pedra da Caveira é uma das formações rochosas situadas no Parque Estadual da Pedra da Boca, unidade de conservação da Paraíba, localizada no município de Araruna.
Cânions
Outra atração do município são os dois cânions: o do Macapá e o da Serra Verde com seus mirantes e vales com mais de 350 metros de profundidade, e 16 sítios arqueológicos catalogados.
São João na Serra
Araruna Moto Fest
Inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba, o Araruna Moto Fest foi realizado pela primeira vez em 2011. A partir da 6ª edição, em 2017, o evento passou a ser organizado e patrocinado pela Prefeitura de Araruna com apoio dos motoclubes da cidade.
O encontro costuma reunir motociclistas de diversos locais do Brasil e tem como finalidade incentivar o turismo e divulgar as riquezas culturais do município.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba