pesquisa

Consumo de rádio online cresce 186% em 2 anos, diz Kantar

O rádio é provavelmente o veículo que mais tem se reinventado ao longo de seus mais de 100 anos, e uma nova pesquisa da Kantar Media aponta que sua longevidade ainda atravessará gerações --quiçá encarnações.

O rádio é provavelmente o veículo que mais tem se reinventado ao longo de seus mais de 100 anos, e uma nova pesquisa da Kantar Media aponta que sua longevidade ainda atravessará gerações –quiçá encarnações.

A pesquisa aponta que entre 2019 e 2021 o consumo de rádio pela internet, no Brasil, cresceu 186%. No país, como esta coluna revelou com exclusividade no ano passado, 83% da população ouve rádio.

Segundo os dados, 46% dos brasileiros ouvem o veículo de forma tradicional, e 12% já optam pela versão digital. Ao mesmo tempo, 51% usam alguma ou as duas formas.

Cerca de 28% dos brasileiros ouvidos disseram que mudaram sua forma de consumir rádio da versão tradicional para a online.

A pesquisa se chama “Rádio online: O som do novo”, feita pela divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia.

O estudo foi feito com ajuda de informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net.

A força dos podcasts

A pesquisa também aborda outro fenômeno midiático, os podcasts.

Hoje, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato.

Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

Perfil consumidor

Na hora de consumir rádio online, os brasileiros preferem smartphones ou tablets (57%). Mas ainda há usuários com desktops e notebooks (35%), além de outros aparelhos (14%).

Em relação ao perfil, 71% dizem gostar de se informar sobre tecnologia (64% da média de ouvintes no dial) e 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil (48% dos ouvintes no dial).

Fonte: UOL
Créditos: Polêmica Paraíba