neste sábado

Ex-Casseta, Helio de La Peña vai receber humoristas da nova geração do humor stand up e passará em João Pessoa com show 

O humor ácido e inteligente do humorista, redator e ex-Casseta Helio de La Peña, conhecido do público há mais de 30 anos, agora invade comedy clubs e teatros pelo Brasil afora. Com um diferencial: O protagonismo é preto. 

O humor ácido e inteligente do humorista, redator e ex-Casseta Helio de La Peña, conhecido do público há mais de 30 anos, agora invade comedy clubs e teatros pelo Brasil afora. Com um diferencial: O protagonismo é preto.

Vale lembrar que o humorismo afrodescendente não reside apenas no mês de Novembro e La Peña quer deixar isso bem “escuro”! Quer levar sua noite de humor para os quatro cantos do Brasil sempre convidando talentos locais de cada estado.

Mas engana-se quem acredita que o elenco e o show são monotemáticos. LA PEÑA CONVIDA vai receber comediantes de todas as cores, sexos, alturas… E nem precisam ser botafoguenses…

Segundo o ator, um dos pilares desse projeto é:

“Diversidade acima de tudo, humor pra cima de todos”

Em mini turnê por São Paulo, o artista esteve em Guarulhos dia 08/04. Sua convidada foi Cintia Rosini que pode ser assistida no especial de stand up na Netflix, Lugar de Mulher.

No sábado, dia 9/04, Helio esteve em cartaz no mais novo comedy da cidade, o Clube Barbixas que leva o mesmo nome da trupe de jogos de improviso de maior sucesso no Brasil.  No show La Peña Convida, ele dividiu o palco com dois precursores do stand up no Brasil, Criss Paiva (Vênus Podcast – Estúdios Flow) e Renato Tortorelli, humorista e radialista .

Em uma mini  turnê pelo Nordeste do Brasil, o artista vai dividir palco em Salvador dia 14/04 em duas sessões com João Pimenta do Porta dos Fundos, e dia 15/04 (também em duas sessões) com a revelação do humor soteropolitano, Ivan Santos.

Já em João Pessoa, dia 16/04 é a vez de apresentar Vinícius Lyra, prata da casa, no Restaurante Marbelli.

Por dentro da trajetória de Helio de La Peña:

Carioca da Vila da Penha,  62 anos, 30 anos de carreira artística, casado, três filhos, formado em engenharia pela UFRJ. Foi redator do programa TV Pirata (Globo) e um dos criadores e apresentadores do programa “Casseta & Planeta, Urgente!” (Tv Globo), no ar de 1992 a 2010. Participou da edição 2019 do Comedy Central Stand Up. (etiqueta internacional de humor stand up)

Em 2021 o artista criou um precedente histórico nos palcos do Theatro Municipal de São Paulo com o projeto RISADAS PRETAS IMPORTAM (alusão ao movimento Black Lives Matter). La Peña foi convidado para ser curador do primeiro espetáculo 100% black num palco que tinha uma dívida histórica com os humoristas negros. Dia 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra) de 2021 foi a primeira vez que um projeto de humor pensado, dirigido e apresentado por negros subiu ao palco do Gran theatro, às vésperas dos 100 anos da semana de arte moderna de 1922.

O artista também está muito envolvido com trabalhos sociais e é responsável pela biblioteca comunitária Helio de La Peña, no Complexo do Caju, no Rio. (em breve novidades sobre novo local e projetos sociais 2022)

Humorista de águas abertas e, o mais importante, botafoguense.

Em seu show, fala de política sem preconceito, batendo em todo mundo, expõe as contradições de ser o único preto em ambientes sofisticados, assim como traz a vivência de quem nasceu e cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em seus melhores dias. E ainda zoa com sua rotina esportiva de maratonista aquático da melhor idade. Ele dá mais um spoiler sobre o que esperar em seu show e contextualiza a referência a Will Smith.

“Eu brinco com minha rotina esportiva de maratonista aquático da melhor idade. Inclusive eu tenho uma teoria sobre porque os pretos não combinam com esportes de neve. Quem quiser saber tem que conferir o show ao vivo! Inclusive tô pensando seriamente em levar um segurança pro palco. Não quero dar match com um tapão na cara durante meu show”, enfatiza.

O ator também tem se dedicado a participar de lives e programas de tv e rádio para ampliar de forma técnica algumas questões pendentes em relação ao papel do humor, como por exemplo na condução do Oscar em 2022. Para além do debate do limite do humor, é preciso entender qual o limite da reação ao humor. Vale a pena  acompanhar essa pesquisa com participação de La Peña no podcast  #Oassunto da jornalista Renata Lo Prete no portal G1.

Sobre o estilo: Já tradicional nos Estados Unidos e em países de língua inglesa há mais de um século, o humor de cara limpa ou como é originalmente chamado, Stand Up Comedy , é um estilo de humor em que os humoristas da noite se revezam no palco para analisarem situações do cotidiano de forma cômica, sarcástica e até mesmo irônica. Aqui no Brasil o primeiro coletivo do estilo foi formado no Rio de Janeiro em 2006 – O Comédia em Pé. Em seu elenco já passaram nomes como Fábio Porchat, Murilo Couto, Fernando Caruso, Smigol e Léo Lins. E no elenco atual está La Peña , que,  desde 2018 vem trazendo seu humor inteligente para os palcos sem a quarta parede do teatro convencional.

Próximos shows:

BAHIA-Salvador La Peña Convida

Quinta, 14/04 – La Peña convida João Pimenta (porta dos Fundos)

Horário: Duas sessões : 19h e 22h

Sexta, 15/04 – La Peña convida Ivan Santos

Horário: Duas sessões : 19h e 22h

SALVADOR- Quinta, 15/04 – La Peña convida Ivan Santos

Horário: Duas sessões : 19h e 22h

 

PARAÍBA -João Pessoa- La Peña Convida

Sábado, 20h -16/04- La Peña convida Vinícius Lyra

Local: Restaurante Marbelli -Rua Marcionila da Conceição, 1545, Cabo Branco – João Pessoa, PB

Produção:  Saci de Mochila

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Ascom