Nesta quinta-feira (7) o vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), juntamente com uma comissão de parlamentares pessoenses, dialogou com profissionais de Enfermagem na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A categoria realiza no dia de hoje uma paralisação em todo o Brasil, para reivindicar a aprovação do piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de Enfermagem e parteiros.
Na capital paraibana, a categoria realizou um protesto na Praça João Pessoa e seguiu para a Câmara Municipal, onde seus representantes foram recebidos pelos vereadores. Com lutas históricas em defesa da Enfermagem, Marmuthe se acostou ao movimento, pois também é favorável à aprovação do piso salarial nacional e regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para esses trabalhadores.
“Pudemos escutar as demandas e preparar uma pauta. E, imediatamente, já conseguimos, através do vereador Bruno, marcar uma audiência com o secretário Municipal de Saúde, que ficou marcada para a próxima terça-feira, para que a gente possa levar essa pauta e enfim conseguir, dentro da viabilidade, do que for possível, trabalhar para que, de fato, a categoria da Enfermagem seja atendida naquilo que luta bastante, que é a melhoria das condições de trabalho e melhoria salarial”, disse Marmuthe.
Ao longo do tempo, o vereador tem apresentado projetos na Câmara de João Pessoa em defesa da Enfermagem, tais como: Projeto de Lei 288/2021 e Projeto de Indicação 87/2021, que normatizam o descanso (pausas compensatórias) para todos os profissionais da categoria, durante os plantões diurno e noturno, nos estabelecimentos e serviços de saúde privados, e na Rede Municipal de Saúde, respectivamente; o Projeto de Resolução 73/2016, criando a Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem na Câmara de João Pessoa; e a Lei Municipal 14.308/2021, para implementar na Rede de Saúde do Município o projeto “Hora do Colinho”, que vem sendo referência em nível nacional.
Após a reunião de hoje, o parlamentar listou as principais reivindicações da categoria: 1) Melhoria salarial, com aprovação do piso salarial; 2) Melhoria das condições de trabalho; 3) Continuidade da gratificação que estavam recebendo por conta da pandemia, para enfrentamento à Covid-19, pois o Governo Municipal fez um novo decreto ampliando o período de calamidade pública por mais 180 dias; 4) Solicitaram também que os vereadores fizessem contato com os representantes paraibanos no Congresso Nacional, para agilizar a aprovação do PL 2564/2020, que institui o piso salarial nacional para a categoria.
“Já fiz contato e estive em Brasília conversando pessoalmente com cada representante da bancada federal da Paraíba, com destaque para o apoio do deputado federal Hugo Motta, que tem se mostrado muito disposto a ajudar. Enfim, foi importante este diálogo de hoje para que a gente possa, mais uma vez, tentar sensibilizar a Gestão Municipal a fazer justiça com estes profissionais que têm uma luta inconteste e importantíssima no enfrentamento à Covid, salvando vidas, e muitas vezes até colocando suas vidas em risco. Fiquei muito feliz com o resultado da conversa com a categoria. Foi uma reunião bastante proveitosa e, com certeza, alcançaremos o nosso intento nas próximas reuniões”, finalizou o vereador Marmuthe.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria