Duciran Farena é o novo procurador do TRE Paraíba

foto

O procurador da República Duciran Farena é o novo titular da procuradoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A portaria com a sua designação foi publicada em dezembro de 2012, mas produz efeitos a partir do próximo domingo (24). Ele vai substituir no cargo o procurador Yordan Moreira Delgado.

A portaria que designou Duciran para a procuradoria eleitoral também manteve Rodolfo Alves Silva como procurador regional eleitoral substituto. Os dois vão exercer mandato na procuradoria eleitoral por dois anos.

Duciran Farena é natural de Fortaleza, foi procurador do estado de São Paulo e procurador da Fazenda Nacional (também em São Paulo), ingressando no Ministério Público Federal em 1997. Atualmente é procurador regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba e já atuou na procuradoria eleitoral.

Rodolfo Silva é natural de São José de Piranhas (PB) e formou-se em Direito em 1999 pela UFPB. Atuou na Justiça Federal na Paraíba como analista processual e foi procurador da Fazenda Nacional em Campina Grande (PB). Atualmente é procurador-chefe substituto e inicia o segundo mandato como procurador regional eleitoral substituto na Paraíba.

Atuação eleitoral

De acordo com a Lei Complementar 75/93 (Lei Orgânica do Ministério Público da União), o Ministério Público Federal é quem se encarrega de exercer as atribuições do Ministério Público Eleitoral, perante a Corte Eleitoral. Dessa forma, o chefe do Ministério Público Federal designa um procurador da República para atuar junto aos Tribunais Regionais Eleitorais. De acordo com a mesma lei, o procurador regional eleitoral designa os promotores eleitorais para exercerem atribuição federal nas zonas de todo o estado.

O Ministério Público atua em todas as fases do processo eleitoral, desde a inscrição dos eleitores, convenções partidárias, registro de candidaturas, campanhas, propaganda eleitoral, até o pleito propriamente dito e subseqüente diplomação dos eleitos e prestação de contas dos candidatos e dos partidos políticos perante à Justiça Eleitoral.