Investimentos

Governador assina contrato para obras de dragagem do Porto de Cabedelo no valor de R$ 96 milhões

O governador assina, nesta terça-feira (29), a ordem de serviço para dar início à dragagem do Porto de Cabedelo. Os contratos somam mais de R$ 97 milhões e garantirão a ampliação da capacidade de movimentação de cargas no Porto de Cabedelo em até 57%. O serviço incluirá o aprofundamento do canal de acesso que passará dos atuais 9,14m a 11 metros de profundidade. Já a bacia de evolução (área de manobra dos navios na área do complexo portuário), passará a ter 300 metros de largura. Também será feito a implantação do pátio de regulação de caminhões, Truck Center. 

 

O governador assina, nesta terça-feira (29), a ordem de serviço para dar início à dragagem do Porto de Cabedelo. Os contratos somam mais de R$ 97 milhões e garantirão a ampliação da capacidade de movimentação de cargas no Porto de Cabedelo em até 57%. O serviço incluirá o aprofundamento do canal de acesso que passará dos atuais 9,14m a 11 metros de profundidade. Já a bacia de evolução (área de manobra dos navios na área do complexo portuário), passará a ter 300 metros de largura. Também será feito a implantação do pátio de regulação de caminhões, Truck Center.

O início dos trabalhos na obra da dragagem está previsto para junho e deve ser realizado em 4 meses, entre as fases de mobilização, execução e desmobilização. As obras devem ser concluídas ainda no exercício de 2022.

Com a obra, o Porto de Cabedelo passará a receber navios com capacidade de tonelagem até 57% maior que os atuais, gerando empregos, ampliando seu potencial competitivo e contribuindo ainda mais para a economia paraibana.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da dragagem estima o crescimento de 10% ao ano até 2031, o que representa um montante de R$ 1,6 milhão/ano.

Segundo a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, com a dragagem, o porto passará a receber navios com até 55 mil toneladas de cargas. Atualmente, recebe navios com até 210m de comprimento e 40m de largura, mas com a limitação de tonelagem: até 35 mil toneladas embarcadas.

De acordo com o setor de Planejamento da Companhia Docas da Paraíba, o investimento no aprofundamento do canal de acesso do Porto de Cabedelo resultará numa diminuição de custos logísticos, ampliará a movimentação operacional de cargas já consolidadas e apresentará o porto paraibano com muito mais viabilidade para receber novas cargas de insumos e produtos, como arroz, cevada, cargas conteinerizadas e veículos.

Outro investimento fundamental ao crescimento operacional do porto paraibano é o pátio de regulação de caminhões de Cabedelo, o Truck Center, que deve regular o estacionamento dos veículos de carga, reduzir a formação de filas de caminhões que circulam em Cabedelo, melhorar a relação Porto-Cidade, aprimorar a gestão do fluxo e diminuir o estacionamento irregular dos veículos de carga nas vias de entorno do porto e de seus terminais, ampliando a eficiência nas operações portuárias que tendem a crescer ainda mais com a dragagem do canal de acesso e com as expansões em curso nos terminais.

O Pátio funcionará como centro de apoio logístico, organizando o fluxo e estacionamento de veículos com agendamento de entrada e saída para os terminais, terá uma área pavimentada de estacionamento para 140 caminhões, espaço destinado ao funcionamento de restaurantes e lanchonetes, banheiros e outros serviços, com área de apoio de 300m², duas edificações para administração e salas para locação, além de vias com circulação interna e estacionamento de veículos de passeio. A previsão é de que o Truck Center gere cerca de 30 empregos diretos. O Pátio será construído numa área que integra a poligonal do Porto de Cabedelo, na Retroárea do Jacaré.

O contrato será assinado com o Consórcio PB Truck Center, formado por três empresas, no valor de mais de R$ 12 milhões e integra o Programa de Parcerias Público-Privada (PROPPP-PB) do Governo da Paraíba e é uma das obras de modernização do Porto de Cabedelo.

Fonte: Click PB
Créditos: Polêmica Paraíba