Um "Gato" Anunciado...

Bruno Filho

Alguns mêses atrás, quando do anúncio da saída de Ricardo Teixeira da presidencia da CBF muitas pessoas sentiram-se aliviadas com o fato e acharam que a partir dali todos os problemas de nossa Confederação e de nosso futebol estariam resolvidos automaticamente. Lembro-me de meu comentário na ocasião que dizia exatamente o contrário.

Por ser oriundo de São Paulo conheço bem a estirpe e a linhagem de José Maria Marin, que por ser o vice-presidente mais velho da entidade ganhava o direito de assumir o posto. Marin me é familiar desde os tempos em que foi Governador “Biônico” de São Paulo, na mesma seara que reinava Paulo Maluf. Tempos de ditadura militar das mais sombrias.

Para impedir revelações quando da queda do regime, “pintou e bordou” inclusive referente aos arquivos secretos que eram mantidos em relação a pessoas que foram perseguidas nas décadas negras de nossa história. Se na política ele foi nefasto, no futebol não foi diferente, como Presidente da Federação Paulista de Futebol foi contemporâneo de nomes como Nabi Abi Chedid, precisa dizer algo mais ?

Um pouco antes de assumir este atual cargo que ocupa foi protagonista de um ato tão ridículo como cômico e alvo de câmeras de todo o mundo, quando surrupiou uma medalha que era para ser entregue ao goleiro do Corinthians na conquista da Copa São Paulo, mas naquele momento o garoto estava sendo atendido pelos médicos então ele a embolsou !

Reconheceu o ato, dizendo que era apenas uma medalha e que tinha sido presenteado pela direção do clube campeão. As imagens mostram exatamente o contrário, a sua mão de gato, estilo pé-de-pano, fazendo tudo rapidamente carimbando o ato de surrupiar. Muitas risadas foram dadas, a imprensa explorou o caso e esquceu… deixou prá lá.

Agora mais uma…outro crime. Roubo de energia, que aliás é inafiançável. Mas para ele não. Um vizinho de prédio dos mais requintados no bairro dos Jardins em São Paulo ao reparar que sua conta de energia estava muito alta, ao investigar descobriu que pagava a energia por ele e por Marin também, em outras palavras existia um “gato” puxado de sua casa.

Se fossemos eu ou voce amigo leitor, estariamos na cadeia. Um pobre coitado que tivesse feito isso para poder ter luz, por exemplo, para estudar estaria atrás das grades. Para o idoso chefe de nosso futebol, nada acontece. Simplesmente ele deverá dizer que não sabia, paga os danos da pessoa prejudicada e a vida segue em frente.

Só que nas mãos desse cidadão está o destino da maior paixão nacional. Nas mãos e na mente doentia desse cidadão estão os destinos do maior evento esportivo do Mundo, a Copa que está ai batendo as nossas portas. Depositamos sonhos de anos e anos nas atitudes escabrosas de uma pessoa totalmente alterada em seu caráter duvidoso.

Está na hora das pessoas que podem, tomarem uma providência. Autoridades constituidas devem dar um “para-te quieto” neste elemento como dizem os amigos do sul. Se assim não for a tendência é de piora. Se rouba energia, o que dizer de dinheiro vultuoso que envolve os eventos do futebol, nem precisamos citar a Copa do Mundo, é óbvio.

Até quando ficaremos à mercê desses senhores engravatados que dão péssimos exemplos a juventude, ensinam aquilo que não devem e ainda saem por cima como se possuissem um ilibado estilo de vida sem restrição. Se para mim é cansativo, admito que para os jovens ainda haveria remédio. Vamos salvar o que ainda sobrou da palavra dignidade.

Isto serve para a CBF e para todas as outras siglas que por aí possam se apresentar. Sejam elas ou não do esporte, sejam elas ou não do futebol. Não vamos nos furtar nunca a denunciar e buscar o melhor. Que o grito de gol e a euforia dos narradores não encubram o que é incorreto. Cuidado com os julgamentos precipitados baseados em tempo de vida.

Aprendi logo cedo e levo como máxima na minha mente. Lembrem-se voces que me lêem agora e que me escutam sempre quando faço meus comentários. Infelizmente e com o coração partido pois acho que não deveria ser assim, sou obrigado a dizer que “os canalhas também envelhecem…” sejam eles de onde forem, tenham a idade que tiverem, até aqueles que são ‘donos’ de nossa maior paixão, o futebol.

Bruno Filho, jornalista e radialista, com repulsa.

[email protected]
Twitter: BrunoFComenta