A psicóloga familiar, Danielle Lucena foi entrevistada na tarde desta segunda-feira (21), no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan.
A profissional, que é especialista em tratar de conflitos na família, falou sobre o caso da tragédia que aconteceu em Patos neste fim de semana, onde um adolescente de 13 anos matou a mãe e o irmão e deixou o pai ferido. Ao confessar o crime, o jovem relatou que estava proibido de jogar e que estava sendo pressionado pelo seu baixo rendimento escolar.
Ao trazer um alerta para as famílias, a psicóloga disse que essa parece ser uma tragédia anunciada, não se referindo à família citada, mas relata que muitos lares sofrem com agressividade dos filhos e com o baixo rendimento escolar devido aos jogos e uso de aparelhos eletônicos.
De acordo com ela, conflitos familiares provenientes do uso ilimitado dos jogos on-line e redes sociais e o impacto no desempenho escolar e nas relações entre pais e filhos, é um dos principais problemas enfrentados por pais de crianças e adolescentes.
A psicóloga ainda disse que o comportamento agressivo não aparece da noite para o dia, e os pais e responsáveis precisam ficar atentos ao comportamento do jovem principalmente dentro de casa; de acordo com o comportamento, é preciso limitar o uso dos eletrônicos e até procurar uma ajuda profissional.
“Na escola e em outros lugares não se via sinais de agressividade, mas acredito que em casa já havia conflitos por conta dos jogos, agressividade e a falta de vontade de viver coisas fora do mundo virtual. O nervosismo e a agressividade da criança ou do adolescente quando se tira o aparelho deles é um sinal”, disse a profissional.
Danielle ainda alerta que mães, pais e responsáveis por crianças ou adolescentes precisam olhar para os problemas familiares como algo que pode desencadear uma situação como esta tragédia que aconteceu em Patos. “A gente pensa que nunca pode acontecer com a gente e deixa a coisa piorar muito”.
Em suas redes sociais, a profissional fala sobre a dependência à tecnologia e esclarece que esse tipo de dependência é semelhante ao vício em drogas e, como tal, traz enormes prejuízos para a vida do indivíduo e da família.
Confira sintomas da dependência tecnológica citados pela psicóloga:
- Preocupação excessiva com a Internet (jogos, redes sociais);
- Necessidade de aumentar o tempo conectado para ter a mesma satisfação
- Apresentar Irritabilidade e/ou depressão;
- Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet como forma de regulação emocional);
- em casos mais graves, quando o usuário se vê sem a possibilidade de uso pode apresentar sintomas como taquicardia, sudorese, irritabilidade, impaciência, pânico;
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba