Após algum tempo no relacionamento, ou anos de casados, ou morando juntos, pode ser que a relação sexual esfrie. O amor, o companheirismo e a parceria muitas vezes permanecem. Mas na cama, pode ser que não exista mais o mesmo tesão do início da relação. Isso é normal e acontece com a maioria dos casais.
De acordo com a sexóloga Daniela Fontinele, após cerca de dois anos em um relacionamento, provavelmente a fase da paixão já passou e pode ser que exista um desencantamento. Recentemente, a cantora Simone, da dupla com Simaria, compartilhou também em seu canal algumas dicas para manter o fogo do casal após anos juntos.
Confira agora algumas dicas de como encarar as novas fases da vida na relação sem deixar que isso influencie na vida sexual. Mas não se engane. Não há uma receita única e mágica para manter a vida sexual ativa e constante. Afinal, com o passar dos anos, cada pessoa muda, assim como as fases da vida e as situações que já diferem do momento inicial da paixão.
Reacendendo o fogo
A primeira coisa importante a esclarecer, de acordo com a especialista, é que não adianta querer ser a mesma pessoa de anos atrás. A vida muda, assim como as fases da vida e consequentemente as pessoas: “Temos que entender que entramos em uma nova fase da vida sexual e adaptações precisam ser feitas”.
Com o passar dos anos, as pessoas mudam de casa, de emprego, de cidade, os filhos nascem e tudo isso vai impactar diretamente na vida sexual do casal.
Tempo do casal
Entendido que tudo muda e não dá para ter a mesma vida sexual do início do relacionamento, é hora de partir para tentar ter a melhor vida sexual possível na realidade. Dentro do que os pares podem e desejam.
Uma dica importante é ter um tempo só para o casal. Ainda que com os filhos, e a rotina corrida, é preciso encontrar uma oportunidade que seja um final de semana ou uma viagem apenas para os dois.
A cantora Simone revelou que incluem saídas para jantar apenas os dois, e uma vez por ano, uma viagem de casal, para namorar.
Esteja atento
Outro ponto é estar atento às mudanças na vida sexual. Não ficar esperando nem acomodado. Caso sinta que algo mudou para você, ou se perceber que a parceria está diferente, é hora de conversar: “Tem que ser sincero e dizer que algo mudou e se esforçar de verdade para entender o que pode ser feito para ambos se adaptarem às mudanças”, orienta.
Prioridades
Por fim, a especialista Daniela ressalta que é importante entrar em um acordo sobre qual a prioridade que o sexo vai ter na vida do casal.
“É preciso se questionar se é na mesma intensidade do início da relação e se os dois estão de acordo. Ou se a vida sexual satisfatória será apenas sobre manter o beijo de língua. É importante saber que as coisas mudam para os dois e a partir daí tomar decisões ou entrar em acordos”, finaliza.
Fonte: POlêmica Paraíba com Metrópoles
Créditos: Polêmica Paraíba