A Conmebol confirmou hoje (18) a composição dos potes para o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2022. A última das 32 vagas foi definida com a classificação do The Strongest (BOL) ontem (17), e o sorteio está marcado às 12 horas (de Brasília) de quarta-feira (23).
O pote 1, o principal, é composto por quatro clubes brasileiros, dois argentinos e dois uruguaios: Atlético-MG, Athletico, Flamengo, o atual bicampeão Palmeiras, Boca Juniors, River Plate, Nacional (URU) e Peñarol. Nos demais estão Corinthians (pote 2), Red Bull Bragantino (pote 3), América-MG e Fortaleza (ambos no pote 4).
O sorteio não permite que Bragantino, Corinthians ou Fortaleza sejam sorteados em grupos com cabeças de chave brasileiros (nem que caiam no mesmo grupo), portanto o trio já sabe que vai enfrentar um dos argentinos ou uruguaios do pote 1. Já o América-MG, por ter se classificado a partir das fases preliminares, pode cair em qualquer uma das chaves.
O anúncio dos potes por parte da Conmebol confirma uma mudança importante em relação às últimas edições: antes, o campeão da Sul-Americana necessariamente entrava no pote 2, independentemente de sua colocação no ranking de clubes da Conmebol. A regra caiu, e o Athletico virou cabeça de chave por estar entre os primeiros deste ranking. Não fosse esta novidade no regulamento, o Cerro Porteño (PAR) estaria no pote 1.
Fonte: UOL
Créditos: Polêmica Paraíba