Afsheen Gul, de 13 anos, nasceu com paralisia cerebral e também com uma condição rara que fez o seu pescoço dobrar e sua cabeça ficou virada em um ângulo de 90 graus. No dia 28 de fevereiro, ela passou por uma cirurgia para ajudar a manter sua cabeça erguida. O caso ocorreu em Nova Délhi, na Índia. As informações são da revista Glamour.
Afsheen foi diagnosticada com uma luxação rotatória atlanto-axial, que significa uma instabilidade na coluna cervical. Por conta da curvatura do seu pescoço, ela sofria com dores constantes.
Os pais da adolescente não tinham condições financeiras para custear o seu tratamento. Por isso, realizaram uma vaquinha online e conseguiram arrecadar R$ 172 mil.
Procedimento cirúrgico
Segundo o jornal The Mirror, a equipe médica do Hospital Apollo, em Nova Délhi, afirmou que a jovem teria apenas 50% de chances de sobreviver a um procedimento cirúrgico.
Nesse momento, Yaqoob, irmão mais velho da jovem, entrou em contato com o Dr. Krishnan. Em 2016, o médico ficou famoso após operar o menino Mahendra Ahirwar, que tinha o pescoço virado em um ângulo de 180°.
“Eu tinha certeza de que poderia melhorar a qualidade de vida dela, mas tinha que vê-la primeiro. Se deixássemos mais tempo, as chances de ela se recuperar de qualquer cirurgia eram pequenas”, relatou o médico.
Em 2021, o Dr. Krishnan conheceu Afsheen e resolveu prestar os seus serviços gratuitamente.
“Os testes mostraram que foi um dos casos mais desafiadores que já vi em minha carreira, provavelmente o primeiro caso como esse no mundo.”
Durante quatro meses a jovem se preparou para realizar a cirurgia. No início, ela teve de usar uma tração Halo-Gravity que servia para alongar e endireitar a sua coluna de maneira suave.
Ela também precisou fazer check-ups semanais para monitorar a sua melhora. Felizmente, o seu pescoço corrigiu o suficiente para que fosse possível a realização do procedimento cirúrgico.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: ISTOÉ