disputa

DEPOIS DA MORTE DE ARAGÃO: Crea-PB realiza eleições suplementares para escolha de novo presidente no mês de maio - CONFIRA CONCORRENTES

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) realizará no dia 23 de maio deste ano, uma eleição suplementar para a escolha de um novo presidente da instituição, e que assumirá a presidência entre junho de 2022 e dezembro de 2023.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) realizará no dia 23 de maio deste ano, uma eleição suplementar para a escolha de um novo presidente da instituição, e que assumirá a presidência entre junho de 2022 e dezembro de 2023.

A eleição será realizada devido ao falecimento do seu presidente, o engenheiro civil, Antônio Carlos de Aragão, ocorrido em agosto de 2021, uma vez que ele havia sido eleito nas Eleições 2020, para um mandato de três anos, de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023.

Candidatos a presidência do CREA-PB

Um dos candidatos a presidência do CREA-PB é o engenheiro civil, Adilson Dias de Pontes, que possui licenciatura em Técnico Agrícola pela UFPB, graduação em Engenharia Civil pela UFPB, pós-graduação em Estruturas em Fundações de Engenharia Civil. Além disso, é professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), e já foi presidente do Clube de Engenharia da Paraíba por diversos mandatos.

Adilson Pontes é atualmente o segundo vice-presidente licenciado do CREA e já assumiu vários cargos, como coordenador do Curso de Edificações, Chefe da Unidade Acadêmica da área tecnológica de Construção Civil na Unidade de João Pessoa e Cajazeiras, professor de várias disciplinas Tecnológicas, Conselheiro Estadual do CREA-PB em várias gestões, vice-presidente do CREA-PB e presidente Interino do CREA-PB.

Outro forte nome que entrou na disputa para assumir a presidência do CREA-PB, é o engenheiro civil, Hugo Barbosa de Paiva Junior, que possui curso técnico em Edificações pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB),  graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Engenharia Urbana na Área de Análise de Riscos e Desastres e especialização em Gestão Pública Municipal ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Hugo Paiva possui mais de 15 anos de experiência em atividades relacionadas à engenharia civil incluindo planejamento, gerenciamento, fiscalização, execução, projetos e orçamentos de obras civis voltados para o setor público e privado. Também possui experiência como consultor de órgãos públicos na área de Gestão Pública, como Coordenador em Defesa Civil, na elaboração de Planos de Contingência e em gestão de projetos. Exerceu o cargo de Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-PB.

Sobre as eleições

A nova eleição tem amparo no art. 85, do Regimento do Crea-PB, que dispõe que “ocorrendo vacância do cargo de presidente haverá nova eleição nos termos da Lei nº 8.195, de 1991, e de resolução específica, se o prazo para término do mandato for superior a doze meses”.

A eleição do Crea-PB é a primeira do país a eleger um presidente de um Conselho de forma eletrônica, através de um site, disponibilizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, que será acessível a qualquer aparelho conectado à internet.

No dia da eleição, o sistema de votação eletrônica poderá ser acessado pelos eleitores aptos a votar a partir das 8h até às 19h (horário de Brasília). O profissional que tiver alguma dificuldade de acesso à internet pode procurar a sede ou uma das inspetorias do Crea-PB.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba