O dilema do Vaticano

Marcos Tavares

O Papa Benedictus XVI falou e falou como poderia, através de metáforas estudadas e pensadas para que seu recado chegasse justamente a quem interessava sem causar um rebuliço no enorme rebanho católico. Mas dessa sua renúncia pode tirar-se uma lição: o Vaticano anda preocupado com a posição da Igreja Católica no mundo, sua perda de importância e principalmente o futuro de uma religião que já dominou espiritual e materialmente todo o Ocidente. As divisões internas e as brigas políticas antes retidas aos bastidores, agora chegam ao mundo, fato inédito no enorme véu de mistério que envolve o Vaticano.

A Igreja já padeceu períodos terríveis. Num deles ocorreu o cisma luterano, que rachou ao meio a cristandade e deu origem à facção protestante hoje tão forte como os católicos. Foi uma época de cardeais devassos, de venda ilimitada de indulgências e de um desregramento moral que atingia a própria cúpula da Igreja. Foi preciso a ruptura para que a Igreja se reorientasse outra vez em direção aos ditames mais fortes da fé cristã, entre eles a caridade e a pobreza, muito embora o Vaticano nunca tenha abdicado da fortuna que amealhou ao longo desses séculos em óbolos e obras de arte.

Nos anos 67, a Igreja deu uma súbita guinada à esquerda principalmente no hemisfério Sul. No pontificado de João XXIII tivemos a igreja mais moderna e arejada dos últimos tempos. Seus sucessores trataram de repor a velha ordem, trocando os bispos e substituindo-os por clérigos mais afinados com a filosofia ortodoxa da igreja. Hoje existe um distanciamento entre uma igreja que não se move e um mundo que caminha numa velocidade eletrônica. O próximo Papa terá de tentar romper essas barreiras, ceder onde é possível ceder se não quiser ver a sua igreja ser apenas uma relíquia histórica.

História

No Brasil, a Igreja tem participado ativamente de acontecimentos históricos. Esteve presente nas lutas pela Independência e abençoou a escravidão enquanto ela vigorava oficialmente. No golpe de 64, a Igreja formou ao lado dos militares contra o comunismo. Só por volta de oitenta foi que uma facção da igreja aderiu à luta contra o regime principalmente no episódio de Marighela, onde vários beneditinos estavam incluídos. Na luta pela redemocratização, a Igreja esteve vigilante, mas comete equívocos ainda hoje como o de apoiar movimentos como o MST, que não pretendem a reforma mas a sedição.

Papado

Sempre que existe um novo conclave, surge a ideia de um Papa brasileiro por sermos o maior país católico das Américas. Isso é pouco provável. Os Papas surgem ou da Itália, seu terreno natural, ou de países onde as circunstâncias políticas aconselham uma presença da Igreja como o polonês João Paulo II. Fora disso, dificilmente um cardeal brasileiro chegará a usar o anel de Pedro nesse próximo conclave.

Aumento

Uma prova da penetração das drogas, polícia desmantela laboratório de refino no bairro de São José.
Os traficantes já compram a pasta base para enriquecerem aqui seu produto.

Revoada

Cresce a importância do passe de Wilson Santiago que já está praticamente fora do PMDB.
Ele promete levar quarenta prefeitos com ele para sua nova legenda.

Anfitrião

Se Dilma já tinha muitos anfitriões aqui na Paraíba, arrumou mais um.
Efraim Filho avisou que vai juntar lideranças campesinas e encher as ruas de caveiras de bois mortos para saudar a presidente.

Barato

O deputado Ruy Carneiro ganha um bom espaço na mídia nacional a baixo custo.
Deixou de receber o 14º e o 15º salário a que tem direito e foi elogiado por portais nacionais. Saiu ganhando.

Leva Eu

O ex-prefeito Agra dá a nítida impressão de ser incapaz de gerar um projeto político próprio. Por onde ele anda é acompanhado e pajeado por ex-girassóis que usam seu prestígio para acicatar Ricardo.

Frases…

Elementar – Os elementos são quatro: água, ar, fogo e terra. Os maus elementos são muito mais.
Cabeleiras – Na Idade Média, mulheres de cabelos eriçados eram chamadas de bruxas. Hoje são chamadas de feministas.
Dominical – Se você acordar feliz numa segunda, seu calendário está errado.