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Parte III: “É bom ou é ruim JP com 1,5 milhão de habitantes”? - Por Mário Tourinho

Foram vários os e-mails e mensagens pelo “whatsapp” que nos dirigiram a respeito destes dois nossos últimos textos cujo questionamento está explicitado no título destes escritos: “É bom ou é ruim João Pessoa com 1,5 milhão de habitantes?!...”.

Foram vários os e-mails e mensagens pelo “whatsapp” que nos dirigiram a respeito destes dois nossos últimos textos cujo questionamento está explicitado no título destes escritos: “É bom ou é ruim João Pessoa com 1,5 milhão de habitantes?!…”.

Nessas mensagens alguns dos leitores manifestam-se favoráveis a “incentivar o aumento populacional porque traz crescimento da economia e geração de empregos”. Outros posicionam-se que “não se pode deixar João  Pessoa como ainda fosse um sítio”. Há, também, por óbvio – e são a maioria, os que se dizem “preocupado(s) com o aumento populacional que puxa o aumento da densidade demográfica, deixando a cidade  sem espaço para que continue oferecendo qualidade de vida”.

Mas, uma mensagem que muito nos chamou a atenção foi a do leitor Jamacyr Mendes, sempre atento em relação a esta coluna, e que focou a questão quanto a um ponto de vista caracterizado no questionamento que ele próprio fez: – “Com o crescimento populacional certamente haverá o aumento no número de veículos automotores, na mesma proporção – por onde circularão estes tantos e tantos novos veículos, se hoje nossas vias já estão estranguladas?”.

Essa observação do leitor Jamacyr Mendes causa, mesmo, bem mais preocupação, cabendo, entretanto, “observar” que esse aspecto para o qual ele chama a atenção, o de “aumento do número de veículos automotores na mesma proporção que o de habitantes”, tal acréscimo faz-se ainda maior! Note-se que em 2010, conforme dados disponibilizados pelo IBGE, João Pessoa contava com 230.820 veículos, e, já em 2020, esse quantitativo cresceu para 416.053 (+ 80%). Repetindo a colocação do leitor, “por onde circularão estes tantos e tantos veículos, se hoje nossas vias já estão estranguladas?”. Nesta mesma linha questionamos/complementamos:

– Vai haver espaço para alargar-se e criar mais faixas na avenida Cruz das Armas?!… Na avenida Vasco da Gama?!… Na Avenida João Machado?!… Na avenida Epitácio Pessoa?!… Na avenida Rui Carneiro?!… Ou construir-se outras vias alternativas a estas citadas?!…

– Também haverá espaço para alargar-se e criar mais faixas na avenida Bôtto de Menezes?!… Na avenida Tancredo Neves?!… Ou construir-se outras vias alternativas a elas?!…

– Se com uma população de 816 mil habitantes João Pessoa já conta com 416 mil veículos automotores e suas principais vias, especialmente nos chamados horários de pico, como disse o leitor Jamacyr Mendes, já estão estranguladas, que funcionalidade e qualidade de vida terá a cidade se alcançar uma população de 1,5 milhão de pessoas?1…

Eis, pois, o porquê temos insistido que um estudo como este atual, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e relativo ao seu novo Plano  Diretor, deveria ser realizado em conjunto com o Governo do Estado, não só porque João Pessoa ainda é a Capital  da Paraíba, mas, sobretudo, para refletir-se sobre medidas eficazes para a interiorização do desenvolvimento do Estado e consequente amenização migratória.

Fonte: Mário Tourinho
Créditos: Polêmica Paraíba