Vereadores da capital paraibana cobraram o retorno das aulas presenciais nas universidades públicas da Paraíba durante pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) questionou as motivações dos professores das instituições públicas de ensino superior para retardar o retorno presencial das aulas. “Quais as dificuldades de ter aulas presenciais, se muitos professores das universidades públicas já dão aulas nas universidades privadas de forma presencial?”, indagou a parlamentar.
Segundo a vereadora, professores de disciplinas que exigem aulas práticas já estão dando aulas de forma presencial e, mesmo seguindo todos os protocolos sanitários e com os alunos vacinados, professores de disciplinas teóricas estão “negando o direito dos alunos de terem aula presencialmente”, afirmou Eliza Virgínia lembrando que nem todos os alunos dispõem de tecnologia suficiente para acompanharem as aulas de forma remota. “Isso é negar condições igualitárias para alunos, isso é uma forma de improbidade administrativa”, alertou.
“Vemos alunos que não têm mais ânimo de estudar de forma virtual. Ao mesmo tempo, vemos shows sem distanciamento social e pessoas sem máscaras. Mas show pode, não pega covid”, ironizou a vereadora. “É muita hipocrisia”, concluiu.
A parlamentar afirmou que já elaborou diversos requerimentos para as universidades públicas pedindo informações sobre o retorno às aulas presenciais. “As respostas que recebemos eram que estavam reformulando os protocolos para receberem os alunos ou adequando os riscos biológicos. Não somos burros, não tem como aturar e engolir desculpa esfarrapada como essa”, declarou Eliza.
“Os alunos das universidades já estão vacinados, não tem mais desculpa. Tenham vergonha na cara, é a única coisa que está faltando. Estamos tratando de privação de direitos”, apelou a parlamentar.
O vereador Carlão (Patriota) concordou com o apelo da vereadora. “Se um conselho de educação diz que a volta das aulas presenciais oferece riscos a professores e alunos, sendo que 90% já estão vacinados, o que está faltando para a volta? Eles querem dizer que a vacina, o distanciamento social e o uso de máscara não dão certo?”, indagou Carlão.
Fonte: WSCOM
Créditos: Polêmica Paraíba