Grupos de borboletas revoando foram vistas em várias cidades paraibanas neste final de semana e despertaram a curiosidade das pessoas. De acordo com especialistas, o fenômeno é normal nessa época do ano por ser o período de reprodução dessa espécie. As nuvens são das borboletas da espécie Borboleta-amarela (Phoebis philea philea).
De acordo com o Brasil Raft, Borboleta-amarela (Phoebis philea philea), borboleta-gema ou borboleta-de-bando, são os nomes dados às diversas borboletas gregárias, da família dos pierídeos. Essa borboleta tem um amarelo alegre, e é encontrada no continente americano, dos EUA à Argentina. Atinge até nove centímetros, contando a envergadura das asas, e se reproduz colocando ovos em botões florais ou folhas jovens de vegetais, como a chuva-de-ouro, mata-pasto e mangueiroba.
Por ser gregária, ela geralmente anda em grupos, e o mais impressionante é velocidade do seu voo, que acontece rapidamente do chão às copas das árvores, habitando jardins, matas e próximo de lagos e riachos. Quando essas borboletas voam em grupos, desembocando de algum canto do nada, o parque parece cenário dos contos de fadas da Disney.
Fonte: T5
Créditos: T5