Segundo pesquisa PoderData, do site Poder360, divulgada nesta segunda-feira (7), o ex-presidente Lula (PT) herdaria 21% dos votos dos eleitores que votaram no presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2018, se as eleições fossem hoje.
A pesquisa foi realizada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. O PoderData questionou aos entrevistados quem escolheram no 2º turno do pleito passado, entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), e cruzaram com as respostas de intenção de voto no 1º turno de 2022.
Das pessoas que votaram no atual presidente em 2018, apenas 54% disseram que repetiriam o voto. Do outro lado, apenas 3% dos que votaram em Fernando Haddad em 2018 disseram que votariam em Bolsonaro em 2022. Ainda, das pessoas que votaram em Haddad no pleito passado, 72% afirmaram ter a intenção de votar em Lula neste ano.
Branco/Nulo mudam de opção
Pessoas que disseram ter votado Branco ou Nulo nas eleições de 2018 também devem votar em grande número no ex-presidente Lula. Nessa situação, 75% das pessoas que votaram em branco ou anularam seu voto disseram votar em Lula em 2022%. Para Bolsonaro, foram apenas 10% das respostas. Outros 7% disseram que irão repetir o ‘voto’ Branco ou Nulo.
Confira os dados completos da pesquisa:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba