destaque da ordem

Associado da ABRACRIM, Beto Simonetti toma posse no dia 1º de fevereiro como novo presidente nacional da OAB

O atual secretário-geral da OAB nacional, Beto Simonetti, associado da ABRACRIM - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, assume a presidência da entidade na próxima terça-feira (1º), a partir das 11h30.

O atual secretário-geral da OAB nacional, Beto Simonetti, associado da ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, assume a presidência da entidade na próxima terça-feira (1º), a partir das 11h30. Ele lidera a única chapa inscrita para presidir a Ordem. Um dia antes (31), na próxima segunda-feira, os 81 conselheiros federais eleitos nas seccionais (três de cada) devem ratificar o nome do advogado amazonense de 43 anos.

O advogado paraibano Sheyner Asfóra, atual vice-presidente e futuro presidente nacional da ABRACRIM e um dos líderes do movimento dos advogados criminalistas do Brasil, estará presente na solenidade de posse do novo presidente da OAB nacional Beto Simonnetti, oportunidade em que lhe entregará uma moção de aplausos e reconhecimento pela sua atuação de destaque na diretoria nacional da OAB e pelas concretas ações realizadas na valorização da classe advocatícia brasileira.

Segundo Sheyner Asfóra, Beto Simonetti é associado da Abracrim desde de 2016, será o primeiro associado da Abracrim a presidir a OAB nacional e tem sido uma voz firme na defesa dos interesses e das prerrogativas da advocacia criminal do país.

Também na próxima terça-feira, haverá a posse dos membros da diretoria e dos conselheiros federais da entidade, eleitos para o triênio 2022/2024. Às 13h, Felipe Santa Cruz, atual presidente, fará seu discurso de despedida e prestará contas das suas ações. Em seguida serão realizadas as sessões ordinárias das 1ª, 2ª e 3ª câmaras, seguidas da sessão ordinária do Órgão Especial, às 17h.

Eis a futura direção do Conselho Federal da OAB:
– José Alberto Simonetti, atual secretário-geral (presidente)
– Rafael de Assis Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB-SC (vice-presidente)
– Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo (secretária-geral)
– Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte (secretária-geral adjunta)
– Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB-MT (tesoureiro)

Costura
Natural do Amazonas, Simonetti contou com o apoio de 26 seccionais e será o primeiro advogado amazonense a presidir a OAB Nacional após 40 anos da presidência do ex-ministro da Justiça Bernardo Cabral.

Pela primeira vez duas mulheres serão diretoras da entidade em Brasília.

“Esse amplo apoio é resultado da importância que demos ao diálogo e à transparência na construção desse projeto. Queremos promover a união da advocacia. Será uma gestão feita por quem advoga e conhece as mazelas da profissão e será direcionada para a realidade, para o dia a dia das advogadas e dos advogados. A OAB precisa ser independente de ideologias e partidos e atuar com foco na profissão”, afirmou Simonetti em nota.

A chapa única foi viabilizada com a desistência do atual vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, que é opositor do atual mandatário Felipe Santa Cruz. Viana não conseguiu aglutinar apoios e deixou a disputa.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba