nas últimas horas

Muitos raios e trovões são registrados na Paraíba; entenda os mitos e verdades e saiba os cuidados na hora do medo

Com as fortes chuvas que caíram na capital paraibana nas últimas horas, moradores de diversos bairros registraram raios e trovões em toda a cidade. Muita gente tem medo dos raios e dos barulhos gigantescos, diante disso separamos alguns mitos e verdades sobre os fenômenos.

O Brasil tem a maior incidência de raios do mundo por ter um extenso território localizado na região entre o trópico de capricórnio e a linha do equador. Ocorrem uma média de 77,8 milhões de raios por ano no país e uma em cada 50 mortes em todo o planeta é de uma pessoa território nacional, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Saiba os mitos e verdades sobre esse fenômeno

Como os raios acontecem?

O raios são descargas elétricas que podem acontecer da nuvem com o solo ou dentro da nuvem, explica o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP, Mario Festa.

Qual a diferença entre relâmpagos e raios?

As descargas elétricas pode acontecer de duas maneiras e por isso recebem denominações diferentes. Um relâmpago denomina uma descarga dentro da nuvem. Os raios são as descargas da nuvem com o solo.

O que é o trovão?

Trovão é nome dado para o som que é produzido quando ocorre um raio ou um relâmpago. O barulho é resultado do rápido aquecimento e expansão do ar na região da corrente elétrica do raio. Apesar de pessoas e animais terem medo, é algo inofensivo, diferentemente das descargas elétricas.

Quais são as situações de risco?

Ficar em um local aberto durante uma tempestade é uma situação de risco.

“As pessoas devem se abrigar assim que uma tempestade começa a se formar. Quem fica exposto em um campo ou em uma praia, por exemplo, pode ser atingida por uma descarga elétrica”, afirma Festa.

Como se proteger?

Não basta ficar embaixo de uma cobertura para estar protegido de um raio durante uma tempestade. O professor de meteorologia orienta entrar em um lugar complemente fechado.

“O local precisa de teto e paredes. Algumas pessoas ficam com medo de se abrigar dentro de um veículo por conta das partes de metal, mas é um local completamente seguro. Se as janelas estiverem completamente fechadas não haverá risco”.

Qual a intensidade de um raio?

Um raio pode ter até 30.000 amperes de intensidade, o equivalente a 30 mil vezes a potência de um chuveiro elétrico

Quais as chances de ser atingido por um raio?

As chances de uma pessoas ser atingida por um raio no Brasil é de 0,80 em um milhão. Vale lembrar que a descarga não precisa cair exatamente sobre a pessoa, a descarga segundaria pelo solo é suficiente para matar alguém.

O que é um para raio?

Essa estrutura instalada em prédio, casas e estrutura altas é utilizada para atrair e neutralizar o raio

“O para-raio é um objeto pontiagudo e longo que pode ser o alvo preferência de uma descarga elétrica durante uma tempestade. Esse recurso de segurança pode evitar que uma pessoas seja vítima de um raio”, afirma o professor

* Com informações do Portal R7.

 

Estima-se que as chances de uma pessoa ser atingida por um raio são de 1 para 1 milhão. E caso, alguém seja atingido, os danos são imensuráveis e até fatais, como queimaduras, paradas cardíaca e pulmonar, paralisia do sistema nervoso central e do corpo, ou ainda, a morte.

A verdade é que os 70% que sobrevivem a um raio sofrem sérios danos físicos e psicológicos, como problemas locomotores e perda drástica da memória. Os 30% que morrem é porque se encontravam nas seguintes circunstâncias: 24% em atividades rurais, 16% em casa, 12% próximos a um veículo, 9% embaixo de árvores, 9% jogando futebol, 6% embaixo de coberturas, 5% na praia e 21% outros motivos.

A maioria dos casos fatais poderiam ser evitados, se as pessoas fossem mais cautelosas e soubessem a melhor maneira de se proteger no momento das tempestades elétricas.

Por isso, é imprescindível saber qual o melhor procedimento durante as tempestades tanto dentro como fora de casa.

Confira abaixo algumas medidas simples, mas bastante eficazes:

Dentro de casa:

→Não saia de casa antes que a tempestade termine;
→Não use telefone fixo, celular, tablet, computador e outros similares;
→Não tome banho durante a incidência de raios;
→Não use a torneira durante a tempestade;
→Não manuseie objetos metálicos, que são excelentes condutores elétricos;
→Desligue os aparelhos eletrônicos ou os proteja com equipamentos que filtram a descarga elétrica.

Fora de casa:

→Não permaneça embaixo de árvores;
→Não permaneça em campos abertos;
→Afaste-se de redes elétricas;
→Afaste-se de cercas de arame e trilhos;
→Evite locais altos, como morros;
→Saia imediatamente de lagos, rios, piscinas ou do mar;
→Permaneça no carro durante a tempestade elétrica.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba