Esse cara é Renan

Marcos Tavares

foto

O Senado brasileiro decretou sua completa falta de memória e de ética ao escolher o senador Renan Calheiros para a presidência da Casa. Fugido de uma cassação pela via da renúncia, Renan é hoje um dos políticos nacionais mais sujos e que representa tudo contra o qual o Brasil luta para sair do atoleiro de corrupção. Acusado de fraudar documentos, de ter contas da namorada pagas com dinheiro suspeito, implicado em crimes terríveis nas Alagoas, Renan é o “vade mecum” de como não deve ser um político moderno e mesmo assim transforma-se no terceiro personagem da hierarquia republicana. Os políticos parecem não ouvir o povo, ou se ouvem não dão a mínima atenção aos seus reclamos. Diversas pesquisas realizadas mostram que a categoria dos políticos é a que menos merece a confiança dos brasileiros e mesmo assim eles insistem em chafurdar na lama até que ela os cubra completamente. Depois de toda exposição do mensalão e das prisões decretadas, esperava-se no mínimo um pouco mais de moderação dos políticos já que exigir ética é querer demais. Nada disso. Renan manobra os pauzinhos e sai presidente do Senado como fosse ele um homem de biografia limpa e passado ilibado e não o escroque que é. Renan deve mostrar suas garras no Senado com todo vigor, pois ele nunca foi de desperdiçar oportunidades. Já começa ameaçando os outros poderes com uma investigação, o que garante que tanto o STF como a Presidência não vão bater forte nele. Sem o menor pejo, desmente as acusações do MP contra ele e levanta a cabeça montado numa quase unanimidade que deixa o Senado com uma imagem suja no presente e uma interrogação enorme para o futuro.

Esmola O governo federal gasta mais de 50% de sua verba com programas sociais. Leiam-se aí as bolsas, as ajudas e toda essa parafernália de benefícios dado ao povo. Não sou contra dar comida a quem tem fome, mas já dizia o velho provérbio que mais vale ensinar a pescar que dar o peixe, e é isso que o governo não faz. Ao longo de toda a história mundial, desconheço qualquer país que cresceu dando esmolas, mas, como dizem que essa terra é também a pátria de Deus, poderemos ser os primeiros.

Achegando Escaldado com o PMDB – em constante atrito – o ex-prefeito Veneziano Vital procura os braços do PEN, dizendo que ele tem a maior bancada da Assembleia e não poder ser ignorado. Para desgosto de Vené, o PEN não registrou nenhuma reação a esse assédio, como quem não quer entrar nessa seara muito contaminada. Mas como ainda há tempo, o namoro pode prosperar e até terminar em casamento se alguma coisa unir o partido ao candidato.

Morte

Condutor embriagado atropela e mata soldado da Rotam. Uma prova de que nem todo o rigor da Lei Seca impede a irresponsabilidade.

Cuidados Donos de blocos e carnavalescos criticam a ação dos bombeiros no Carnaval, que está sendo muito rigorosa. Mesmo sendo sazonal e provocada por uma tragédia, o cuidado merece elogios.

Contas Um leitor atento questiona Ricardo Coutinho. Ele afirma que passou o ICMS da energia de 20 para 25%, mas nas faturas esse tributo já vem registrado na casa dos 27%.Quem está falando a verdade?!

Na Roça O ex-prefeito Agra faz um périplo pelo Estado durante o Carnaval, deixando de lado seu repouso. Ele quer testar seu nome nas comunidades do interior. Por algum motivo…

Frota Com o aperto da Lei Seca, a demanda de táxis aumentou e a frota não atende todos os usuários. As centrais de táxis precisam estar atentas a esse novo detalhe.

Senadores E haja senador! Rômulo Gouveia também se mostrou disposto a disputar o cargo nas próximas eleições. Vai ser uma briga de foice.

Frases…

Promessas – Não existe santo ruim. Existe fiel não merecedor. Tempo – Quando disser nunca, se lembre que o tempo escorre devagar. Possibilidades – Na falta da esposa ideal, vire-se com a esposa possível.