A Federação Paraibana de Futebol divulgou nesta quarta-feira a tabela detalhada do Campeonato Paraibano de 2022. A competição começará no dia 3 de fevereiro, com Auto Esporte-PB e Sousa se enfrentando no jogo de abertura. O destaque vai mesmo para os clássicos, que foram remanejados para depois do Carnaval e acontecerão todos no mês de março. Isso tudo para evitar choque com a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, que possuem representantes do estado nas disputas.
A edição 2022 do Campeonato Paraibano vai contar com 10 equipes, como era antes do início da pandemia da Covid-19. Da 2ª divisão do ano passado, Auto Esporte-PB, CSP e Sport-PB conquistaram o acesso e se unem aos demais clubes que já estavam na elite: Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos, São Paulo Crystal, Sousa e Treze.
Os primeiros jogos acontecerão logo na próxima semana. No dia 3 de fevereiro, quinta-feira, haverá três partidas: atual campeão, o Campinense fará o duelo de abertura contra o Nacional de Patos, às 19h, no Amigão; Atlético-PB x Botafogo-PB, às 20h15, no Perpetão, e Auto Esporte-PB x Sousa, às 21h30, no Almeidão, fecham o primeiro dia de disputas. A rodada será complementada no dia 5, quando o Sport-PB enfrentará o Treze no Amigão, às 16h.
Um detalhe é que os jogos que são clássicos, que estão distribuídos pelas rodadas 4, 5, 6 e 7, acontecerão todos no mês de março, só depois do Carnaval. Isso é resultado de um desmembramento das partidas para evitar choque com os confrontos dos paraibanos pela Copa do Nordeste, que tem Botafogo-PB, Campinense e Sousa como representantes do estado, e pela Copa do Brasil, que Raposa e Dinossauro vão jogar.
Ao todo, serão 49 jogos da estreia até a decisão do Campeonato Paraibano de 2022. Lembrando que, ao fim da fase de grupos, os líderes de cada chave estarão diretamente nas semifinais da competição, enquanto que os segundos e terceiros farão o cruzamento entre os grupos em duelos de repescagem. Já os dois lanternas estarão rebaixados para a 2ª divisão de 2023.
Fonte: GEPB
Créditos: Polêmica Paraíba