Tendo como objetivo aumentar o poder reivindicatório dos municípios junto aos órgãos governamentais, a exemplo do abastecimento de água, do meio transporte, do combate à pobreza e da captação de investimentos, recursos e da gestão de recursos naturais, as associações dos municípios têm desempenhado um papel cada vez mais central nas discussões sobre as políticas públicas no Brasil.
Na Paraíba, a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP), reúne a quase totalidade dos municípios paraibanos, servindo como instituição responsável por “concentrar esforços, formar parcerias e criar condições para que os municípios possam desenvolver as ações necessárias ao exercício da plena cidadania”.
Apesar de ser a que agrega a maior quantidade de municípios, a Paraíba dispõe de pelo menos 6 outras associações além da Famup, que são organizações responsáveis por representar municípios de cada região do Estado. Um exemplo disso é a Associação dos municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (AMCAP).
Atualmente presidida pelo prefeito Adriano Wolf, de São Sebastião do Umbuzeiro, a entidade tem se empenhado no diálogo com parlamentares federais e com o Governo no Estado no sentido de captar recursos e equipamentos, sobretudo na área da saúde e da infraestrutura.
“A gente sempre pede coletivamente, e uma das últimas demandas foi a instalação de uma UTI em Monteiro, então essa é nossa luta, estamos unidos e bastante fortes na região. Uma coisa é um prefeito fazer um pedido, outra coisa é você pedir em nome de mais de 20 prefeitos. Está dando certo e os gestores entenderam isso, estão unidos nesse propósito”, garantiu o prefeito.
Para 2022, uma série de reuniões estão planejadas, sendo que um dos projetos em execução é a Copa AMCAP de Futebol, com o objetivo de fortalecer e integrar o esporte entre as cidades da região. Fazem parte da instituição, municípios como São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, São João do tigre, Camalaú, Monteiro, Sumé, Prata, Ouro velho, Amparo, São José dos Cordeiros, Serra branca, Congo, Caraubas, Gurjão, São Domingos do Cariri, São João do Cariri, Taperoá, Boa Vista, além de Cabaceiras, Parari e Alcantil, que se filiaram neste mês.
Apesar de ser independente, a AMCAP mantém relação institucional com a FAMUP a fim de ampliar, quando necessário, discussões que começam nas regiões do Cariri e do Agreste. “Temos uma parceria muito boa e já solicitamos demandas em conjunto. Mantemos um grupo virtual e participamos das discussões. Quando levantamos uma bandeira, procuramos fazer isso em conjunto, quando é algo pertinente para todo o Estado”, observou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba