A nova Paraíba em ação: em plena seca, “figurões” atropelam pequenos proprietários rurais

Rubens Nóbrega

Vejam como são as coisas nessa nova Paraíba e procurem entender a profundidade das mudanças que estão em andamento, especialmente na nossa “cultura política”, como salientou recentemente o Governador se referindo àqueles incomodados com a perda de “privilégios”. A Paraíba vive uma grave seca, não é verdade? E, não raro, escutamos repetitivos e inflamados discursos denunciando as calamidades provocadas pela seca, além de enfadonhas cantilenas de políticos que procuram descrever os sofrimentos do pequeno agricultor, como se o dono da palavra vivesse na pele aquelas agruras descritas. É de dar dó…
Pois bem. O que vem acontecendo na região de Patos, capital do Sertão, é um exemplo que expõe, ao mesmo tempo, a forma patrimonialista com que o Estado continua sendo administrado e o distanciamento de certos políticos que são, quando confrontados com seus interesses particulares, incapazes de pensar no interesse público ou no “daqueles que mais precisam”. Segundo denunciou o sitio de notícias Patosonline.com, “figurões” da região polarizada por Patos conseguiram antecipar-se a pequenos criadores e produtores rurais na aquisição de grãos à CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). O Patosonline lista 25 pessoas que adquiriram antes de centenas de pequenos proprietários rurais mais de 70 toneladas de milho. Enquanto esses sortudos não tiveram nenhum problema para ter acesso aos grãos, vários criadores e agricultores deixaram de recebê-los.
Efraim Morais, Secretário de RC, na lista dos “figurões”

Mas, reconheçamos, a composição dos “figurões” que gostam de mexer os pauzinhos para furar a fila na frente dos pequenos é democrática: tem desde Efraim Moraes, ex-Senador do Dem e Secretário de Obras do Governo da Paraíba, a Lenildo Dias de Morais, atual Vice-Prefeito de Patos. Detalhe: Lenildo foi até o ano passado Superintendente do Incra na Paraíba, de onde se afastou para compor, por indicação do PT, a chapa de Francisca Mota que venceu a eleição na Capital do Sertão. Ver gente do PT envolvido nessas situações já não causa mais tanto estranhamento, mas encontrar Efraim Morais, depois do que ele disse de Lula e do PT durante a crise do “mensalão”, em 2005, é de matar qualquer um de rir, principalmente porque ele pertence ao DEM. Segundo disse Efraim quando ainda frequentava o Senado, o PT aparelhou o Estado “desde os escalões mais modestos até os superiores.” Eu não sei bem o que o dileto secretário de RC considera hoje ser “aparelhamento” do Estado, mas, certamente, ele não deve considerar que atropelar as filas e os agendamentos elaborados pela CONAB em Patos para adquirir milho, especialmente durante uma grave seca que atinge os pequenos, componha um prática parecida com isso. Ele devia ter uma aula com RC.
“Nós criadores estamos sendo prejudicados com essas atitudes dos diretores da CONAB. Estão subestimando a boa fé e a inteligência do povo do sertão, em especial, os da região de Patos. Ficamos na fila, chegamos cedo e depois sabemos que outros que ficam nos seus escritórios e recebem sem fazer esforços algum”, protestou um dos produtores. Em Santa Terezinha, cidade próxima a Patos, houve até agora três agendamentos feitos pela CONAB para a venda do milho: nos 12, 24 e 28 do corrente, mas até hoje os agricultores de Santa Terezinha não viram o amarelo do milho. E continuam a esperar.
Eita povo “republicano” esse que governa a Paraíba!


Moradores do São José ameaçam
invadir Manaíra Shopping

Ontem, uma comissão de moradores do Bairro São José foi entrevistada, ao lado do Deputado Estadual Anísio Maia, pelos jornalistas Nilvan Ferreira e João Costa, na 95.5 FM. Maia procurou explicar os motivos do recuo da Prefeitura, depois de embargar obra que, segundo denúncia do próprio deputado petista, era de aterramento do Rio Jaguaribe para viabilizar a expansão do terreno do Shopping. Anísio continuou a defender a Prefeitura no caso, negando que tenha sido em defesa do empresário dono do shopping. Acuado pelos dois jornalistas, Anísio foi questionado a respeito da transferência de jurisdição do caso, que saiu da alçada da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa para a Sudema (Superintendência de Meio Ambiente), ligada ao Governo do Estado, e, numa saia justa, teve que ouvir que se trata de uma manobra para proteger o dono do Manaíra Shopping, antigo e preferencial aliado do governador.
O debate ficou acalorado mesmo foi quando a comissão de moradores de São José passou a ser entrevistada. Um dos seus membros acusou explicitamente o Prefeito Luciano Cartaxo de estar mancomunado com Roberto Santiago, pois a maneira rápida como concluiu que não havia crime ambiental foi muito estranha. Outro morador disse que o objetivo daquela intervenção no Rio Jaguaribe é expulsar no futuro os moradores, já que aquela área é cobiçada pelo comércio e pela construção civil. “Moramos hoje numa das áreas mais valorizadas de João Pessoa”, acentuou ele.
“Se pensam que vamos ficar calados, apenas observando isso acontecer, estão todos muito enganados. Vamos protestar. Vamos pra rua.” O morador falou da possibilidade do protesto adentrar as portas do Manaíra Shopping. Essa eu quero ver.


UFPB vai criar Comissão para elaborar política de segurança

O Conselho Universitário da UFPB se reuniu ontem e, entre outras coisas, decidiu criar uma comissão cujo objetivo é elaborar uma ampla política de segurança para a instituição. Segundo me falou ontem a nova Reitora, Margareth Diniz, essa é uma questão urgente e, se referindo ao que foi publicado ontem neste espaço, disse que é ser mesmo necessário pensar na segurança da comunidade da UFPB, para evitarmos chorar sobre o leite derramada quando tragédias como a que aconteceu na cidade de Santa Maria, no último domingo, se repitam. A proposta foi de iniciativa do professor Guido Lemos e foi aprovada por unanimidade.